Situação em juizados especiais

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Rafael23, 10 de Setembro de 2017.

  1. Rafael23

    Rafael23 Membro Pleno

    Mensagens:
    90
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Nobres colegas,
    Socorro-me a vocês numa situação que não sei como encontrar uma luz.
    Sou advogado do autor e o valor da causa é menos de 20 salários mínimos.
    O réu esteve presente tanto na audiência de conciliação quanto a de instrução.
    Todavia, não foi contestada a inicial e o réu nao esteve acompanhado de advogado nas audiências.
    Na audiencia de instrução não teve nem defensor dativo.
    Caberia arguir a revelia do réu?
    Em caso afirmativo, por qual motivo?
    Caberia arguir a ausência de contestação?

    Aguardo as ponderações, salientando que estou a disposição para esclarecer eventuais questionamentos.
  2. faro

    faro Membro Pleno

    Mensagens:
    395
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Dr, algumas considerações. A lei 9.099 não obriga o autor a constituir advogado nem na AC (até 20 salários) e nem na AIJ (este até 20 salários). Aqui no Rio de Janeiro, na AC o autor pode ingressar com a ação sem advogado independente do valor da causa. A Contestação pode ser oral também. Não é obrigado ser por escrito. Por isso acho que se o réu não contestou de nenhum modo, cabe ao juiz decidir. Poder arguir a falta de contestação o senhor pode, mas não acho que vá fazer fazer diferença no julgamento do juiz. Espero ter ajudado.
  3. Yan Almeida

    Yan Almeida Membro Pleno

    Mensagens:
    19
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Vamos lá Dr., vou tentar responder suas dúvidas.

    QUANTO A QUESTÃO DA AUSÊNCIA DE PATRONO
    O artigo 9º, caput, da Lei 9099/95 responde sua questão: