Separação de União Estavel - Direitos e Deveres

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por ItaS, 21 de Maio de 2008.

  1. ItaS

    ItaS Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Minas Gerais
    Amigos,
    Preciso de orientação de como devo conduzir uma separação a partir de uma união estavel.
    Após anos de relacionamento, resolvemos morar juntos.
    Neste periodo, tivemos nosso filho.
    Fizemos a certidão de união estavel e tivemos uma vida de casal por anos.
    Neste periodo adquirimos um apartamento e diversos bens (eletrodomesticos, carro, etc).
    Contudo, de um ano para cá a relação apresenta um desgaste enorme e as brigas e discussões são frequentes. Ambos temos conciência que a relação chegou ao fim e que a solução seria uma separação pacifica, para evitarmos atritos e poupar o respeito que ainda existe entre nós.
    O fato que me preocupa seria justamente a divisão de bens.
    Neste periodo que convivemos juntos, ela contraiu dividas junto a bancos sem meu conhecimento. E hoje ela possui protesto no Cerasa.
    O apartamento foi adquirido com o dinheiro de ambos, mas a maior parte foi dada por mim, que vendi meu carro para dar de entrada, e a partir de então, dividiamos as prestações sempre que ela tinha condições.
    Hoje ela possui um carro financiado em meu nome, visto que ela não poderia fazer o financiamento devido ao protesto no Cerasa.
    Com este quadro, tenho receio de termos algum tipo de discussão quando formos definir o que cabe a cada parte.
    Preciso de orientação de como devo proceder, quais são os direitos e deveres de cada um nesta situação.

    Agradeço a ajuda.
Tópicos Similares: Separação União
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvida sobre união estável, pacto antenupcial e casamento civil com separação total de bens 26 de Julho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor União Estável E Separação Obrigatória Bens 26 de Março de 2014
Direito de Família União Estável X Separação Obrigatória De Bens 30 de Janeiro de 2012
Direito de Família Separação De Fato, União Estavel E Sucessão 31 de Outubro de 2009
Direito de Família Separação De Corpos X União Estável 08 de Maio de 2009