Sentença Completa Com Resolução De Mérito E Com Re E Resp A Ser Julgado

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por raimundo, 22 de Janeiro de 2013.

1. raimundo

raimundo Membro Pleno

Estado:
    Brasil
    Prezados colegas,

Estou com um belo abacaxi e preciso de orientação.

Em processo de alienação judicial com extinção de condomínio, houve a sentença com resolução do mérito, com o imóvel indo aà leilão.

Ocorre que numa decisão anterior do juiz, houve a denegação de justiça gratuíta e o consequente agravo de instrumento, que não foi conhecido, inclusive o agravo regimental e, por consequinte, houve o RE e REsp para o STF e STJ, que ainda aguarda ser anexado ao processo do Agravo, no TJSP.

Ocorre que o juiz a quo ignorou o tramite dos recursos em 2a. instancia e para os tribunais em Brasília.

Além disso, fixou o preparo para apelação em valores não suportados pelos meus clientes.

Preciso saber:

- Se posso apelar sem o pagamento do preparo e se posso mencionar o fato dos RE e REsp ainda não terem sido apreciados nem a sua admissibilidade perante o TJSP?

- Como posso fazer para que os RE e REsp sejam apreciados, após a decisão com a resolução do mérito da ação principal?

Agradeço a atenção.

Raimundo
  2. Cjardim

Cjardim Membro Pleno

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Raimundo,

antes de entrar no mérito, se ainda houver prazo, apresente embargos declaratórios.

Quando da apelação, recomendo que recolha as custas para evitar o risco de deserção, e ataque, em preliminar, a nulidade da sentença, que julgou antes de transitar a questão da AJG (que, como foi em decisão preliminar, ou mesmo no saneador, e houve recurso, é matéria prejudicial ao julgamento do feito).

Se teu cliente não puder pagar, sugiro, como cautela, que firmem declaração de ciência da situação, inclusive da possibilidade de a apelação não ser conhecida por falta de pagamento de custas.

Boa sorte!
  3. raimundo

raimundo Membro Pleno

Estado:
    Brasil
    Prezado Dr. Jardim,

Este é o problema: as custas e o perigo de deserção.

Preciso de uma saída para não usar a justiça gratuíta, já que se trata de alienação de imóveis e, no final, haverá condições de se pagar as custas.

Agradeço a atenção.

Raimundo
  4. pgomes

pgomes Em análise

Estado:
    Bahia
    Dois conselhos.
    1- Já existem diversas jurisprudências e embasamentos doutrinários, os quais em caso de negação da AJG, fale com o Juiz, e faça o requerimento de custas ao final, provando é claro que não tem condições de pagar no momento, mas no final tem total possibilidade.
    2- Mandado de segurança contra o ato do juiz que por ato contra direito liquido e certo, qual seja o acesso a justiça, garantido pela CF/88
Tópicos Similares: Sentença Completa
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal SURSIS antes da sentença. Quais seus efeitos ante o instituto da reincidência? 14 de Outubro de 2014
Direito do Trabalho Empregado preso por sentença recorrível. 30 de Setembro de 2014
Direito Administrativo Prazo para ajuizar cumprimento de sentença (plano Collor, BB) prescreve em breve 11 de Setembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recurso para sentença extinta sem resolução do mérito no JEC - Ilegitimidade ativa do autor 31 de Julho de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor SENTENÇA DESFAVORÁVEL 09 de Julho de 2014

Compartilhe esta Página