Reatar União Estável Desobriga Pagamento De Pensão Alimentícia A Filho Menor?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por HeryckDM, 07 de Novembro de 2009.

  1. HeryckDM

    HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Um amigo manteve uma união estável com uma mulher, vindo a ter como fruto da relação um filho. Vieram a se separar e ele foi condenado a prestar alimentos a seu filho menor.

    No entanto, alguns meses depois, eles reataram o relacionamento e firmaram um contrato de união estável no cartório da cidade. Ao meu entender o contrato faz com que a sentença condenatória perca seu objeto, visto que o menor, no curso do relacionamento entre os pais, esteve sob a guarda direta do genitor (meu amigo).

    No entanto, recentemente vieram a se separar novamente, aconselhei-lhe a fazer o destrato, no entanto fiquei em dúvida a respeita da pensão.Ele terá que pagar retroativamente todo o valor desde que parou de prestar os depósitos ou apenas a partir de dissolvida a união estável?


    Gostaria de saber a opinião dos caros colegas. Grato.
  2. Rosolem

    Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    199
    Estado:
    São Paulo
    Bem no meu humilde entendimento, o fato do casal ter reatado após a dissolução judicial, e ter realizado um contrato extrajudicial, não gerá a perda da eficacia dessa sentença. Entretanto caso a ex-companheira venha a pleitear os alimentos, desse periodo do contrato extrajudicial, o seu amigo comprovará que durante esse periodo houve a reconciliação do casal, com assistencia reciproca do casal, não gerando responsabilidade do pagamento de atrasados.
  3. HeryckDM

    HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    obrigado =)
Tópicos Similares: Reatar União
Forum Título Dia
Direito de Família Modelo Ação Declaratória de União Estável Post Mortem 15 de Abril de 2024
Direito Constitucional O que é a União? 02 de Outubro de 2023
Direito de Família Reconhecimento União estável pós morte 06 de Dezembro de 2022
Notícias e Jurisprudências Interpretação de vocês sobre divisão em união estável. 11 de Abril de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022