quero colocar o sobrenome de minha avó....

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Azhhael, 06 de Fevereiro de 2007.

  1. Azhhael

    Azhhael Visitante

    Minha avó por parte de pai tem um sobrenome alemão, por ela ter sido alemã. Minhas 2 irmâs mais velhas têm o sobrenome no nome delas, mas meus pais decidiram não colocar nos outros por conta da dificuldade de escrita e pronúncia na escola infantil. Uma das minhas irmãs conseguiu na justiça o direito de colocar o sobrenome nos filhos, mesmo depois de tê-los registrado sem o sobrenome... eu tbm queria não só colocar no meu nome mas tbm no de meus filhos quando nascerem. O que posso fazer? Sou casada e tenho 31 anos. O sobrenome não consta no nome de meu pai... só de minha avó por parte dele e nos nomes de 2 de minhas de irmãs , como eu disse antes.
    1 - Tenho o direito de colocar no meu nome? Se sim, como devo fazer?
    2 - Mesmo se eu não puder colocar no meu nome, posso colocar no dos meus filhos? Como devo fazer? Precisarei abrir um processo pra isso ou poderei apenas registrá-los com o sobrenome de minha avó acrescentado?

    obrigada pela ajuda desde já.
  2. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Você só conseguira a alteração através de ordem judicial. Se sua irmã já passou pelo procedimento legal, ela pode lhe dar infomações especificas, inclusive é bom usar como jurisprudência no processo que tera de mover. Não é um procedimento usual na justiça, vai ser difícil achar alguém que possa lhe dar instruções diretamente, sem ter que pesquisar o assunto antes. Me parece que o fundamento não seria o fato de querer usar o sobrenome da avó e sim padronizar o sobrenome com os das demais irmãs, pq houve uma diferenciação no registro, o que poderia até ser alegado como situação que causasse constrangimento.
  3. Rosolem

    Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    199
    Estado:
    São Paulo
    Oi, como disse o Rodrigo, você podera pegar como base para entrar judicialmente os mesmos fundamentos usados por sua irmã.

    O procedimento usado chama-se Retificação de Registro Civil.

    Será necessário buscar via judicial uma ordem da qual emane que seja via mandado de averbação a alteração de seu nome para vir a constar o sobrenome de sua avó.

    Após o devido registro com as devidas alterações será necessário alterar seus documentos pessoais RG e CPF, também haverá a necessidade de alterar sua certidão de casamento.

    Quanto aos seus filhos não é necessário nenhum ordem judicial para colocar o nome, basta que quando for registrar seu filho, você diga ao Serventuário que o nome da criança será ..... como você quiser.

    Não existe lei, que obrigue os pais a colocarem o mesmo sobrenome nos filhos, é uma mera praxe utilizada.

    Espero ter ajudado.
    Rosolem
    19-3561-4480
  4. Azhhael

    Azhhael Visitante

    Eu entendi direitinho.
    MUITO OBRIGADA pela ajuda de vocês. Para vocês o que disseram pode ser corriqueiro e normal, mas para mim me deu uma imensa luz sobre o que posso ou não fazer e como iniciar este processo.
    Agora compreendo como posso dar sequencia ao meu desejo de ter o sobrenome de minha avó como minhas irmãs têm. E como posso passar este sobrenome para meus filhos.
    OBRIGADA MESMO POR TUDO.
    Sempre que eu peço ajuda aqui no fórum jurídico (isso já foi umas 3 vezes por processos que vivi no passado) vocês sempre ficaram dispostos a ajudar e encaminhas as idéias e possibilidades.
    Obrigada e parabéns pelo belo trabalho, vocês ajudam muita gente com isso, eu posso garantir.
    Abraços.
    Milton Levy de Souza curtiu isso.
Tópicos Similares: quero colocar
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Perdi um processo por danos morais. Quero abrir uma empresa, posso? 15 de Maio de 2020
Direito de Família TCC - Quero um problema sobre diferentes configurações familiares 19 de Março de 2018
Direito de Família Quero Mudar O Meu Sobre-Nome? 22 de Fevereiro de 2010
Direito de Família Quero A Guarda Do Meu Filho. 18 de Fevereiro de 2009
Direito de Família Eu Não Quero A Guarda Do Meu Filho 03 de Fevereiro de 2009