Pai rejeita filha

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Cristhiane, 25 de Maio de 2008.

1. Cristhiane

Cristhiane Em análise

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Prezados!
    A questão é a seuinte: tenho uma filha de 6 meses, com uma pessoa que tive um breve relacionamento. Seu pai negou a paternidade e nunca quis conhecê-la. Abri um processo de investigação de paternidade a fim de provar a paternidade atravéz do exame de DNA. Se ele nunca quis vê-la, e conhecendo um pouco ele, penso que depois que se prove a paternidade (e se ajuste os alimentos, é claro!)ele continuará se mostrando indiferente. Por mim, gostaria que minha filha nunca o visse mesmo, pois ele nunca a quis, mas sei o quanto é importante a ela a convivência com o pai, ter uma família, mesmo que separada. Penso também que as responsabilidades paternas vão além do pagamento da pensão alimentícia, pois os pais tem iguais deveres em relação à criação, educação e afeto dos filhos. Gostaria de saber se há alguma forma de obrigá-lo a conviver com ela, caso ele não faça isso de espontânea vontade. Penso em envocar a constituição ou os direitos humanos ou até mesmos os prejuizos psicológicos que ela poderá ter.
    Agradeço quem colaborar com a questão.
  2. Dani Oliver

Dani Oliver Em análise

Estado:
    São Paulo
    Não dou resposta técnica pq não tenho base para isso. Apenas tenho uma pergunta a te fazer. Já viu alguém morrer por não conviver com seu pai, ou até mesmo sua mãe???

Isso não acontece, e esses traumas que vc sugere, vem geralmente quando a criança não tem base nenhuma de familia, o que me parece não ser o seu caso.

Por isso não obrigue ninguém a ama-la como vc ama, isso é impossível, deixe o curso da vida, ele saberá onde fazer os dois se encontrarem e de que maneira isso será feito.

Dê o seu amor a sua filha, obringar o outro é colocar em risco a felicidade da pequena.

Espero que vc entenda o que eu estou dizendo e não me leve a mal.

Tenho uma frase que sempre relembro quando vejo casos assim: "Só se dá, aquilo que se tem"
  3. Cristhiane

Cristhiane Em análise

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Dani Oliver, entendi sim o que disseste.
    E tens razão.
    Muito obrigada!
  4. Dr. Arleu

Dr. Arleu Membro Pleno

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Pois é minha amiga Cristhiane, por óbvio, com a anuência da nossa amiga Dani me filio ao posicionamento dela, acrescendo o seguite, que é justamente na nossa carta maior(Constituição Federal de 1988) que você não podera se apoiar, uma vez que ela é clara em seu inciso X do art. 5º, que disciplina que são invioláveis a intimidade das pessoas, sujeitando seus violadores indenizar pelos danos morais causados.
    Assim, como poderia o judiciário acatar um pedido seu no sentido de obrigar o pai de seu filho a dar amor, carinho e atenção a a ele, sendo que estas manifestações, são sentimento subjetivos ligados a intimidade da pessoa humana. De outra banda, você ficaria tranquila ao entregar seu filho ao pai, que não gosta dele?
    A lei protege contra o abandono material, art. 244 do Código Penal e art.21 da lei 5478/68, mas não contra o abandono intelectual e psicológico(intimidade).

Um abraço

Arleu
Tópicos Similares: Pai rejeita
Forum Título Dia
Direito Previdenciário Pensão de Filho adotivo com registro de nascimento em nome do pai biológico Quarta-Feira às 22:55
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Intimação de Sentença feita ao pai da Autora 17 de Abril de 2015
Direito Previdenciário Substituição de procurador nos autos principais vale pros embargos apenso automaticamente? 21 de Novembro de 2014
Direito de Família Urgente - Caso de destituição de poder familiar dos pais 29 de Setembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade civil dos pais 28 de Agosto de 2014

Compartilhe esta Página