Pagamento de custas ao final.

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por André Gonçalves, 08 de Dezembro de 2015.

  1. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Boa noite meus amigos... cá estou novamente em busca dos conselhos dos Senhores.
    Então vamos para a dúvida: Como faço para pedir pagamento de custas ao final do processo?
    Em outras palavras: Tenho que abrir um tópico na inicial realizando as considerações acerca do pagamento ao final, e no tópico "dos pedidos" fazer o pedido de deferimento para pagamento de custas ao final do processo.

    Meu raciocínio está correto?
    Espero contar com a ajuda de vocês. Grande abraço, fiquem todos na paz.
  2. Allorip

    Allorip Membro Pleno

    Mensagens:
    24
    Estado:
    São Paulo
    Não há necessidade de criar tópico, apenas requeira que o Réu pague nos seus pedidos.

    http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/284/Sucumbencia
  3. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro

    1) Se você vai pagar as custas no início, e quer que após a condenação a Ré indenize o Autor pelas custas pagas, basta colocar como um dos pedidos:

    - a condenação da ré ao pagamento das custas processuais;

    2) Se NÃO quer pagar as custas no início do processo, deixando para que o perdedor pague ao final, então tem que fazer mesmo como disse.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Tentando responder seu questionamento, comungo de idêntico entendimento.
    Quanto mais clara a questão submetida a apreciação judicial, melhor.
    Diria que a "coisa" tem funcionamento similar ao da Gratuidade de Justiça
  5. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Dr. Allorip, DrMoraes e Dr. GONCALO...
    Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos!! Mais uma vez me ajudaram a entender como as coisas funcionam.

    Abraços em todos!!
  6. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Colegas,

    desconheço o funcionamento nos outros Estados, mas, aqui no RS, não há previsão legal de pagamento das custas ao final. O pedido é deferido sim, mas desde que se comprove a necessidade, e não seja o caso de AJG.

    Então, André Gonçalves, para contribuir, sugiro que faça o pedido ao final da petição inicial, justificando os motivos. Exatamente como você disse que entendia correto. A questão de fazer um tópico específico, ou não, vai do estilo de escrita de cada um.

    Boa sorte!

    []s
  7. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
  8. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Dr. Cjardim e Dra. Letícia, obrigadão pelos comentários e pela ajuda! Então Dr. Cjardim, irei criar um tópico e reiterar nos pedidos... acho que fica mais organizado e tem como explicar melhor o motivo do pedido.
    Grande abraço em todos, e feliz festas de final de ano.
Tópicos Similares: Pagamento custas
Forum Título Dia
Direito de Família Inventário Judicial - Pagamento de Custas 10 de Junho de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo para Pagamento de Custas Finais - Prazo processual ou Prazo Material? 11 de Julho de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Pagamento de Custas no novo CPC em decorrencia do dano moral 28 de Março de 2016
Direito de Família Não Pagamento De Custas Judiciais 08 de Novembro de 2013
Arquivos antigos Pagamento de custas elevada 27 de Julho de 2006