O Icms, Os Recebíveis Em Cartões De Créditos E A Sonegação Fiscal.

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por bentojr, 28 de Janeiro de 2011.

  1. bentojr

    bentojr Membro Pleno

    Mensagens:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Desde o segundo semestre de 2010 com grande freqüência tenho atendido pessoas jurídicas com problemas exatamente de acordo com o título deste artigo, ou seja, empresas que fizeram vendas e receberam com cartão de crédito.
    Por motivos particulares essas empresas não contabilizaram os valores corretos que receberam de suas vendas com cartão de crédito, e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo oficiou as empresas de cartão de crédito para informarem as vendas, resultado: caracterizaram a sonegação fiscal!
    Na possível tentativa de pagar menos imposto, tais empresários agora enfrentam dois problemas diferentes: o 1º que é uma multa bem pesada, que vem acompanhada da conta do imposto não pago, e a 2º que é o crime de sonegação fiscal.
    Sobre a sonegação fiscal, de acordo com o artigo 1º, inciso I, é crime de sonegação fiscal omitir informações com intenção de eximir-se de pagamento de tributo, o que imputa possível condenação a detenção de 06 meses a 02 anos, mais multa de 02 a 05 vezes o valor do tributo sonegado.
    Bem, após a situação da sonegação acontecer e ser caracterizada com a resposta da operadora do cartão de crédito para a fiscalização, a brincadeira fica bem cara, então, evite maiores problemas e procure um bom profissional para evitar que o prejuízo seja maior.
    Existem algumas alternativas para evitar condenação criminal e administrar esse passivo, mas elas dependem de análise especifica do caso e de como foi emitida a autuação fiscal.

    Bento Jr. Advogados
    bentojr@bentojradvogados.com.br
Tópicos Similares: Icms Recebíveis
Forum Título Dia
Direito Tributário ICMS e isenção intermediária (art. 20 e 21 da Lei Kandir) 12 de Março de 2019
Direito Tributário Majoração da Margem de Valor Agregado via Decreto(ICMS-ST) 17 de Junho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança indevida de ICMS na fatura de Energia Elétrica 26 de Janeiro de 2017
Direito Tributário AÇÃO EM FACE DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA VISANDO O CANCELAMENTO DA COBRANÇA DE ICMS E TUSD 26 de Abril de 2016
Direito Tributário Omissão De Vendas Icms 18 de Setembro de 2013