Multa Do 206 Do Ctb

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por Adelson, 22 de Novembro de 2010.

1. Adelson

Adelson Membro Pleno

Estado:
    Tocantins
    Olá, estou com a seguinte dúvida.
    Hoje pela manhã eu fui multado porque estava trafegando em uma via a procura de estacionamento quando observei que do outro lado havia uma vaga então eu virei para esquerda em um local que só poderia virar para a direita como imagem em anexo.
    O agente de trânsito me aplicou uma multa e colocou no auto de infração que eu desrespeitei o artigo 206, III do CTB que diz o seguinte: "Art. 206. Executar operação de retorno:

III - passando por cima de calçada, passeio, ilhas, ajardinamento ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios e faixas de pedestres e nas de veículos não motorizados".

transito.jpg

Gostaria de saber como funciona esse inciso ?
    Eu não deveria responder pelo inciso I ?
    "
    Art. 206. Executar operação de retorno:

I - em locais proibidos pela sinalização".

Como ele colocou no auto de infração que o amparo legal é o art. 206, III nesse caso caberia recurso ?
    E qual seria o prazo, dois dias ?

Agradeço desde já...
  2. Abreu

Abreu Membro Pleno

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Acredito que vale a pena tentar. Entretanto, terá que fornecer prova robusta.
  3. Adelson

Adelson Membro Pleno

Estado:
    Tocantins
    Estive pesquisando mais e descobri que em qualquer local em que haja faixa é proibido executar o retorno, não tem que ser necessariamente por cima dela.
  4. Isac Iacovone

Isac Iacovone Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Caro Amigo
    Infelizmente para vc o agente de trânsito está correto. No caso do artigo 206 I do CTB, para caracterizar a infração, é obrigatória a presença da placa R-5, ou seja, a que prevê a proibição de retornar. No caso do inciso III, não é necessário a obrigatoriedade da placa, sendo que a infração se caracteriza com o simples retorno passando por cima de calçadas, passeio, ilhas, enfim as situações elencadas no art 206 III, sendo que analisando o desenho é o seu caso.

Att

Isac Iacovone
    Bauru/SP
Tópicos Similares: Multa 206
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Multa 475-J não paga 16 de Abril de 2015
Modelos de Petições JUIZADO -MODELO DE PETIÇÃO LEVANTAMENTO DE VERBAS / MULTA DIARIA NO BANCENJUD 01 de Abril de 2015
Direito Penal e Processo Penal Multa 13 de Março de 2015
Direito Administrativo Recurso de multas aplicadas pela vigilancia sanitaria 25 de Fevereiro de 2015
Direito do Trabalho Multa Convenção Coletiva 12 de Fevereiro de 2015

Compartilhe esta Página