Execução De Cheque

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Elaine ADV, 27 de Novembro de 2012.

  1. Elaine ADV

    Elaine ADV Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite Doutores.

    Sou advogada recém-formada, um cliente me procurou e estou com algumas dúvidas.

    Meu cliente tem um mercado e me procurou com 12 cheques sem fundos para eu conseguir recebê-los.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    1ª) Existe um valor mínimo para poder executar esses cheques???

    2ª) Um dos cheques é de 17/05/2012 e a pessoa pós-datou em 17/06/2012, posso entrar direto com ação de execução ou tenho que protestá-lo antes???? se eu tiver que protestar antes, não prescreve o direito de ação de execução? pois já está quase completando o prazo prescricional de 6 meses.

    3ª) Tenho que ajuizar ação para cada cheque ou posso executar todos de uma só vez???? (por ser o mesmo autor, mas com réus diferentes).

    4ª) Se a pessoa colocou no cheque a data de 06/01/2012 e pós-datou embaixo para o depositar no dia 06/09/2012, qual a data que devo observar para a prescrição de 6 meses???

    Nossa, são muitas dúvidas... estou perdida... por favor, peço a ajuda de todos, se puderem.

    Agradeço desde já.
  2. MichelleDRR

    MichelleDRR Em análise

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Olá, boa noite.

    Não existe valo mínimo para execução, no entanto, se o cheque emitido for de valor irrisório, aconselho tentar receber o crédito através de notificação extrajudicial, muitas vezes funciona.

    Com relação ao cheque de 17/05. A data a se contar é o da emissão, não tendo efeito para o processo a data de "pré datado". Isto é, já não da mais para ingressar com ação de execução e sim a monitória.

    Uma ação para cada cheque. Se houverem dois cheques do mesmo emitente, ai sim você poderá cobrá-lo numa única ação.
  3. Elaine ADV

    Elaine ADV Em análise