Duvidas sobre pensão alimenticia

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por klecianelima.ASA@petrobras.com.b, 05 de Maio de 2006.

  1. Senhor, uma amiga minha esta se divorciando, ela teve câncer na tireóide, mas fez a cirurgia, esta bem, e professora e tem uma renda de R$ 320,00, o seu ex-marido deixou a casa para ela e pra sua filha de 22 anos e dar uma pensão de R$ 400,00 todos os meses. Ela tem direita a pensão alimentícia pra ela e pra filha e permanecer no plano de saúde dele; sendo que ele tem outra família, tem um filho de 8 meses e mora de aluguel.

    Aguardo respostas urgente.

    Kleciane
  2. Visitante_GILBERTO

    Visitante_GILBERTO Visitante

    Cara Colega,


    Cara colega, o problema da pensão alimentícia deve seguir o princípio do binômio necessidade/possibilidade. Então, há uma chance, embora remota e ligada a fatores como a renda do ex-cônjuge, de que ele continue pagando essa pensão discriminada.
    O problema de se ter atingido a idade limite pode ser desconsiderado se a filha estiver estudando(técnico ou superior) até completar os estudos(24/25 anos), ou se não tiver condições de se manter por algum motívo grave como doença, invalidez. O caso da pensão alimentícia no divórcio,mesmo sendo este uma das maneiras de se dissolver os vínculos matrimoniais, segue o mesmo princípio da separação, considerando a necessidade do cônjuge menos favorecido. Tudo vai depender da análise do Juiz, a renda, a situação física do outro, etc.
    Esse é o meu entendimento.

    Gilberto
  3. preciso de uma informaçao urgente, eu paguei integralmente a escola particular da minha filha durante 2 anos como acordo de pagamento de pensao, hoje a mae da minha filha diz que eu nao paguei nada de pensao.(tenho todos os recibos guardados) peço resposta urgente , obrigado.

    carlos W souza
  4. renatoduvale

    renatoduvale Visitante

    caro amigo, resta saber o que ocorre nos ultimos meses, como voce comentou pagou 2 anos de estudo;quando é que teve este termino, enfim ela alega que voce nunca pagou pensão, voce devera alegar que pensão nunca foi pago mesmo; conforme voce citou, mas que voce pagou o estudo conforme o combinado e mostrar os recibos, restando agora a pergunta, se sua filha já terminou o curso e tem menos de 18 anos voce tera que combinar outro tipo de pagamento e o melhor colocar tudo no papel, enfim agora já estando caminhado para a justiça o juiz poderá entender que voce fez seu dever, mas endago Quando é que voce terminou dee pagar ou que mes?
  5. carlos w de souza

    carlos w de souza Visitante

    por favor quero ajuda minha filha hoje tem 5 anos e pago pensao desde 2001, mas no periodo de 2002 a 2003 paguei integralmente o colegio particular(tenho todos os recibos e o contrato)neste pagamentos tenho um auxilio creche que o meu empregador(banco bradesco ) ajuda com um valor pequeno.
    exemplo auxilio creche fornecido pelo banco 119,00
    Eu pagava 320,00 total da creche com lanche e almoço o restante eu pagava do meu bolso, ajudava com 201,00.
    Foi um acordo verbal com a mae da minha filha para mim pagar o colegio integral,so que a mesma agora na justiça esta dizendo que eu nao paguei nada nesse periodo.
    ate esta data do colegio eu pegava os recibos da pensao nesses formularios de papelaria asinado por ela a mae , mais na epoca do colegio so tenho os recibos do colegio. eu to nervoso ja tinha escrito sobre esse problema antes , mais expliquei muito mal, aguardo resposta urgente.
    obs. hoje a minha filha estuda em escola estadual de graça
    hoje a mae recebe a pensao descontado em folha de pagamento. Carlos wsouzaobrigado
  6. renatoduvale

    renatoduvale Visitante

    Neste caso aparenta que voce esta com toda a razão, você deverá falar isto ao juiz e tudo ira dar certo, acredite! e o melhor é que agora já esta sendo feito o desconto em folha o que deve esta acontecendo será que ela não estara pedindo uma reajuste nesta pensão? mas mesmo assim o seu advogado ira fazer de tudo para que continue conforme está, se voce não tem um advogado e não tiver condição, vá ate a OAB e solicite um, a OAB encaminhara voce ate um.
  7. carlos w de souza

    carlos w de souza Visitante

    por favor uma pergunta? posso pedir prestaçao de contas da pensao da minha filha que tem 5 anos? ou e o juiz que resolve dependendo do caso.
    pode se pedir prestaçao da pensao que ja foi paga anteriomente?
    obrigado carlos w de souza
  8. guito2060

    guito2060 Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Bahia
    ola galera,gostaria que alguem me tirasse uma duvida sobre pensao,minha mulher saiu de casa e eu fiquei com a guarda dos filhos,ate entao eu nao tinha pedido uma pensao,mas pelo destino eu estou tendo um problema de tireoide e cheguei a ficar internado por 3 meses em uma uti, e agora continuo com a guarda dos meninos pois ela nao quer ficar,gostaria de saber se eu posso pedir uma pensao alimenticia pois estou encostado pelo o inss e estou todo individado sera que tenho esse direito? como faço para fazer isso? alguem pode me ajudar?

    obrigado pela atençao.
  9. Andersonjunior

    Andersonjunior Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    São Paulo
    Fiz 18 anos esse ano e meu pai tirou minha pensao em um mês mas eu não fui avisado foi do nada mas estou fazendo faculdade o que eu devo fazer??

    Espero resposta URGENTE!

    Obrigado!
Tópicos Similares: Duvidas sobre
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito de Família Dúvidas gerais sobre inventário, quem puder ajudar agradeço 03 de Abril de 2018
Direito de Família Dúvidas sobre Partilha de reclamatória trabalhista ex-conjugê! 24 de Janeiro de 2018
Direito Penal e Processo Penal Duvidas sobre Procuraçao 05 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Algumas dúvidas sobre Competência e pequenos procedimentos 29 de Julho de 2016