Duas empresas

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Lavínia, 13 de Março de 2015.

  1. Lavínia

    Lavínia Membro Pleno

    Mensagens:
    440
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Prezados, boa tarde!

    O Autor possui duas empresas e deseja entrar com uma Ação de Cobrança contra uma empresa devedora das suas duas. A obrigação é similar, prestação de serviços. Posso entrar com uma única Ação de Cobrança (pólo ativo: as duas empresas) em face da terceira?

    Grata
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Cada uma das PJ's representam personagens jurídicas diferentes e independentes, cada uma com seu respectivo CNPJ.
    Não estou seguro mas me parece mais salutar distribuir dois processos.
    Corrijam-me, por favor...
  3. faro

    faro Membro Pleno

    Mensagens:
    395
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Se a obrigação fosse a mesma, ou seja, se fosse a mesma prestação de serviço, mesmo sendo empresas independentes, acredito que não haveria problema, mas como são semelhantes, seria mais prudente distribuir dois processo, como o Dr Gonçalo disse. Até porque, se a senhora ingressar com essa ação no juizado cível num único processo e o juizo entender que deveriam ser dois, o processo será extinto e daria mais trabalho à toa.
  4. Lavínia

    Lavínia Membro Pleno

    Mensagens:
    440
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Prezados bom dia!

    Não cabe um litisconsórcio ativo aí?
    Entrando com dois processos na justiça comum, o valor das custas processuais será maior. Difícil gratuidade da justiça para empresas.

    Att.
  5. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Por outro lado, também pode atrasar o recebimento dos valores.

    Por exemplo, de repente a devedora está mais propensa a aceitar pagar um Autor, mas o outro ela vai questionar até o fim. Se estiver em litisconsórcio, infelizmente isso pode resultar em você e seu cliente terem que esperar acabar o processo todo pra receberem os valores.
Tópicos Similares: Duas empresas
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Juíza defere desacolhimento e concede guarda provisória para adoção de duas crianças 07 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Basta uma ou duas ações? 15 de Agosto de 2020
Direito Previdenciário Duas aposentadorias 28 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Imóvel vendido para duas pessoas distintas 04 de Maio de 2018
Direito do Trabalho Cliente propõe duas RTs com patronos diferentes. 09 de Abril de 2018