doação usufruto vitalício

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por amanda, 12 de Abril de 2005.

  1. amanda

    amanda Visitante

    gostaria de saber como é posivel efetuar a venda de uim imóvel com escritura de doação com usufruto vitalício,já que ao usufrutuario está com 92 anos , porém tem um procurador .
    dúvidas: *o procurador pode assinar a escritura fazendo a revogação de usufruto?
    * pode ser vendido este imóvel ,como cessão de direito?
    * pode fazer um contrato de promesa de compra e venda registrado em cartório? o que poso fazer , agrado orientação?
  2. Rowa_Brasil

    Rowa_Brasil Membro Pleno

    Mensagens:
    64
    Estado:
    Paraná
    Boa tarde, Amanda!!!


    Não vejo problemas com a referida venda, desde que os proprietários da NUA PROPRIEDADE estão de acordo, pois ambos comparecerão vendendo, obviamente a de se observar a documentação, para se certificar se não existe nenhuma cláusula que os impeçam de realizar).

    Com relação a procuração, se a mesma trazer os poderes necessários não há problemas.

    No Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda, eu colocaria a anuência das possíveis pessoas que pudessem comprometer a operação devido a idade do mesmo (92 anos) ---- filhos, irmãos.... pois a questão gera em: por qual motivo o mesmo está se desfazendo de um bem? quem estará se beneficiando? qual o interesse da transação? o Imóvel é o único? o usufrutuário possui o discernimento total da transação ou não? por que o procurador estaria assinando, seria porque o outorgante não possui mais condições?

    Enfim, possui diversos fatores a serem analisados, e juridicamente você precisa estar pautada, Ok.

    Em caso de dúvidas, entre em contato.


    Sem mais, forte abraço e se cuide.
  3. Guest

    Guest Visitante

    quem doou este ben foi minha avó que me criou , todos os filhos estão de acordo com a venda, só que minha avó está muito fraca para e debilitada para participar destas transações, minha tia é sua procuradora com plenos poderes, esclareço ainda que o bens doado e menos que 50% de todos os seus bens e que todos os herdeiros diretos receberam doações de um imóvel e assinaram a escritura de doação para mim.
    obrigado
  4. Guest

    Guest Visitante

    :( me responda????
  5. Rowa_Brasil

    Rowa_Brasil Membro Pleno

    Mensagens:
    64
    Estado:
    Paraná
    Bom dia, Amanda!!!


    Primeiramente queira me desculpar, pois esta semana foi complicada.

    Referente ao seu caso, não vejo problemas em promover a devida transação, o que você precisa é realmente estar ciente de toda a documentação/transação.

    Verifique se quando do Instrumento de Outorga do USUFRUTO/NUA PROPRIEDADE, não existia nenhuma Cláusula que possa vir a comprometer a transação.

    Faça o Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda o mais claro possível, envolvendo todas as pessoas sem exceção. (independentemente da outorga da Escritura)

    O que você pode fazer é, assim que elaborar a minuta do Instrumento Particular, encaminhá-la para que eu possa verificar e acrescentar tudo aquilo que por ventura eu acredite que venha a colaborar com a transação, pois este instrumento dará a sustentabilidade necessária entre as partes, uma vez que o Instrumento Público não trará especificamente todas as obrigações e deveres.

    Em caso de dúvidas, favor entrar em contato.


    Forte abraço, e se cuide.
  6. Guest

    Guest Visitante

    muito obrigado, minha preoculpação é que tenho uma firma comempregado na justiça!!!! tenho algum impedimento??,
Tópicos Similares: doação usufruto
Forum Título Dia
Direito de Família Reverter doação de quotas com reserva de usufruto 15 de Maio de 2019
Direito de Família Doação C.cláusula De Usufruto 27 de Setembro de 2009
Direito de Família Doação Com Reserva De Usufruto 27 de Março de 2009
Direito de Família Doação C/ Reserva De Usufruto 02 de Janeiro de 2009
Direito de Família DivÓrcio Consensual C/c DoaÇÃo E Usufruto 10 de Dezembro de 2008