Divórcio Extrajudicial e Partilha de bens

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Dmladv, 04 de Julho de 2015.

  1. Dmladv

    Dmladv Membro Pleno

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados colegas,
    Tenho uma duvida e conto muito com a ajuda de vocês.
    Um cliente me procurou em meu escritório, alegando que sua ex esposa havia contratado um advogado para assinar o divorcio extrajudicial do casal.
    O casal se casou em comunhão universal de bens, construíram uma casa em um lote dado pelo pai da esposa, bem como adquiriram um carro na constância do matrimônio.
    Pois bem, o advogado contratado alegou que o marido não tinha direitos na casa, haja vista ela ter sido construída no lote do pai da esposa. Em parcial concordância, o marido, que não tirou uma 2a opinião, assinou o divorcio no cartorio, e nessa escritura constou que: o casal não tem bens a partilhar. O marido saiu prejudicado. Em razão disso, Ajuizei uma ação ordinária de partilha de bens, alegando que o marido tem direito em 50% da casa construída, bem como 50% do veículo, e o juiz extinguiu o processo sem resolução, por inépcia da inicial pois, mesmo que tenha bens a partilhar, o casal tem um documento público (escritura de divorcio) alegando que o casal não tem nada a dividir. Seus argumentos foram: não há como dar procedência ao pedido, e determinar a partilha, pois o documento público comprova não existir bens.
    Pois bem, a duvida é: se o casal informa não haver bens a partilhar, o cônjuge, automaticamente, perde o direto sobre o que ele construiu na constância do casamento? Frisa-se que existe até financiamento imobiliário para compra de materiais para a casa, em nome do casal, o que comprova que eles construir em conjunto, e para benefício do casal.
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, bom dia.
    Entendo que o momento de decidir a partilha é no momento do divórcio. Caso queira deixar para um momento posterior isto deve ser indicado na escritura.
    O que aconteceu neste caso foi arrependimento...Devia ter pensado refletido antes e procurado um advogado.
    Até onde posso entender, a concordância em documento público da legitimidade ao ato, mas mesmo assim creio que ainda há chance de provar o alegado por meio de apelação.

    Cordialmente.
Tópicos Similares: Divórcio Extrajudicial
Forum Título Dia
Direito de Família Divórcio extrajudicial com filhos menores 24 de Maio de 2020
Direito de Família Divórcio Judicial ou Extrajudicial? 17 de Setembro de 2018
Direito de Família Experiência - Divórcio Extrajudicial - 20 anos após separação 23 de Outubro de 2017
Direito de Família Divórcio extrajudicial - Separação de fato - bens adquiridos posteriorm. 21 de Julho de 2017
Direito de Família Proteção patrimonial: divórcio consensual extrajudicial e posterior casamento dos mesmos cônjuges 06 de Junho de 2017