Desconsideração Da Personalidade Juridica - Suposto Grupo Economico!

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por souzaadvocacia, 23 de Setembro de 2013.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas, uma certa empresa alugou seus maquinários a outra empresa, entretanto, o fato é que um funcionário da empresa locatária veio a sofrer um acidente, oportunidade em que ingressou com ação indenizatória contra esta, vindo ao final ser condenada.

    Não conseguindo êxito no recebimento da condenação, pleiteou a desconsideração da personalidade jurídica, alegando que referidas empresas são pertencentes aa juíza acolheu a alegação da parte e desconsiderou a personalidade jurídica da empresa, incluindo os sócios daquela a qual alugou seus maquinários.

    Não obstante, o fato é que referida empresa sequer fez parte do processo de conhecimento e, surpreendentemente, se viu incluída no processo de cumprimento de sentença.

    Assim, pergunto-lhes: Por mais que a Súmula 205 do TST tenha sido revogada, não estaria sendo ferindo o Princípio do Contraditório, em especial ao da Ampla Defesa, pois não lhe proporcionou o direito de defesa na ação de conhecimento?

    Aguardo manifestações dos nobres colegas.
  2. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado,

    Se as empresas fizerem parte do mesmo grupo econômico, não há necesside de incluir no processo principal, uma vez que para a JT o grupo é um empregador só e já foi (ou deveria ter sido) defendido.

    Se não houver identidade de sócios, os embargos são a via de defesa.
Tópicos Similares: Desconsideração Personalidade
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC - proposta em incidente de desconsideração da personalidade jurídica 20 de Março de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desconsideração da Personalidade Jurídica (ME) - Execução 23 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desconsideração da personalidade jurídica e meios de garantir a execução futura 13 de Julho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desconsideração Inversa da Personalidade Jurídica 27 de Agosto de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desconsideração Da Personalidade Jurídica (Execução) 24 de Maio de 2011