Cumprimento De Sentença - Juizado Especial Civil

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por WILLIAN1005, 17 de Outubro de 2013.

  1. WILLIAN1005

    WILLIAN1005 Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezado e Ilustre colegas,

    Venho a voces, para perguntar, talves seja simples a pergunta mas devido ser novo na area do direito sem muita experiencia faço-lhes a pergunta em sede de Juizado Especial Civil:


    1. Em açao de indenização por danos morais, sobreveio sentença favoravel, sentença publicada em 03/10/2013, mas apareceu na linha comando da consulta publicação em 07/10/2013, a regra seria a publicação no diario oficial, em 03/10/2013 mais 10 dias para se transitar em julgado entao na data de 13/10/2013 apos ja estaria transitada.

    2. Na contiunação da pergunta 1, o juiz a respeito do art. 475-J 15 dias para pagamento espontaneo, sob pena de multa de 10% a correr apos transitado e julgado sentença.

                 - a duvida o seguinte, devo pedir no cumprimento de sentença a intimação para cumprir espontaneamente a sentença no prazo de 15 dias sob pena de 10% multa? - ou este prazo corre naturalmente de oficio apos transitado e julgado a sentença ?

                 - ao inves de esperar os 15 dias para o executado pagar amigavelmente, poderia ja pedir apos transitado e julgado a sentença, no cumprimento de sentença, desde logo o bloqueio penhora on-line Bacen-Jud? - sem esperar os 15 dias a que o art 475-J CPC menciona.

                 - no pedido cumprimento de sentença devo juntar algum documento, procuração, documentos pessoais do autor, entre outros, ou o cumprimento de sentença segue junto no processo conhecimento ou e em apenso?

    Fico no aguardo de uma luz quanto as minhas duvidas.
    Assim, desde logo sou grato a todos.
  2. betobertoni1983

    betobertoni1983 Roberto A.Bertoni

    Mensagens:
    136
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Caro colega, eis minhas opiniões:

    1 - Procure no Diário de Justiça qual a real data da publicação. Aqui no MS é possível consultar o DJ eletronicamente. Acredito que aí no MG, por ser um estado bem mais desenvolvido, deva também ser possível. Procure ver tanto no dia 3 quanto no dia 7. Se, por algum motivo, houve republicação, ainda que por equívoco, entendo cabível o prazo a partir da publicação mais recente.

    2 - Sobre a multa do art. 475-J do CPC: muitos juízes intimam a parte para cumprir a sentença, dando prazo de 15 dias a partir dessa nova intimação, sob pena de aplicação da multa. No meu entendimento, o correto seria o prazo começar a correr a partir do trânsito em julgado - que é o seu caso. O meu conselho? Espere 15 dias a partir do trânsito em julgado. Se não houver cumprimento expontâneo, entre com o cumprimento de sentença, faça todas as correções devidas e aplique a multa. Só recomendo antecipar o cumprimento logo no trânsito em julgado quando o juiz não expressar nada sobre a multa do art. 475-J ou se ele deixar claro que a multa, sem nova intimação para o cumprimento, é incabível. Logo, você teria que "provocar" a outra parte e ver se ela cumpre dentro do prazo.

    3 - Antecipar o cumprimento a partir do trânsito em julgado depende de você e da pressa do seu cliente para receber. O que eu faria? Como o Juiz já determinou a forma de aplicação da multa de 10%, eu aguardaria os 15 dias a partir do trânsito em julgado, porque 10% de multa não é algo que podemos assim "jogar fora".

    4 - Saiu decisão recente do STJ no sentido que o cumprimento de sentença deve ser feito nos próprios autos. No caso, você atravessaria uma petição comum, com o número do processo requerendo expressamente o cumprimento da sentença. Todavia, aqui no MS há juízes que obrigam você a fazer nova petição, repetindo a qualificação de todas as partes e solicitando a distribuição por dependência aos autos do processo principal. Você tem que procurar se informar aí na sua cidade qual a metodologia aplicada. Talvez seja melhor, inclusive, despachar com a assessoria do juiz para saber qual a metodologia que é aplicada por ele. Se não te passarem a informação e/ou tiver posicionamentos divergentes sobre o assunto, sugiro fazer os dois: uma petição comum nos mesmos autos, e outra petição solicitando a distribuição por dependência. O juiz vai receber uma delas, daí você pede pra desconsiderar a outra. Uma dica: se for distribuir por dependência, talvez seja necessário juntar cópia da inicial, da procuração, da sentença, da certidão de publicação (a que for mais recente, se houver duas) e, ainda, a certidão de trânsito em julgado. É bobagem, algo totalmente desnecessário no meu entendimento, mas há juízes que exigem isso, portanto, melhor juntar documentos a mais do que a menos. O ideal seria perguntar também à assessoria do juiz.

    5 - Se você já era constituído nos autos principais, não precisa juntar procuração. No máximo, você teria que repetir a qualificação das partes se distribuir por dependência. O único documento necessário para o cumprimento seria a planilha de cálculo. 

    6 - Você pode requerer desde o começo a realização da penhora preferencialmente de forma online. 


    Espero ter ajudado. 


    Um abraço.
  3. WILLIAN1005

    WILLIAN1005 Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezado Roberto A. Bertoni

    Sou mui grato por suas explicações, uma verdadeira aula prática, que enriqueceu somando, agradeço pois não so ensinou mas solucionou todas a minhas dúvidas, inclusive resolveu a minha situação quanto ao posicionamento a tomar.

    Novamente agradeço, e um forte abraço.

    Willian
Tópicos Similares: Cumprimento Sentença
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Custas em cumprimento de sentença 03 de Agosto de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida: Cumprimento de sentença ou uma nova ação? 22 de Fevereiro de 2021
Direito do Trabalho Acordo em cumprimento de sentença 04 de Outubro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor URGENTE: INTIMAÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. RÉU AUSENTE POR 3 VEZES 01 de Março de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Impugnação em Cumprimento de Sentença 12 de Novembro de 2019