Contrato De Locação Com Opção De Compra Ou Leasing Operacional

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Letícia, 24 de Maio de 2013.

  1. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros colegas, boa noite.
    Lembro vagamente que estava lendo o livro do Venosa, Contratos em Espécie, e na parte de Locação de coisas ele fazia uma pequena referência a uma espécie não tipificada chamada Locação de bens móveis com opção de compra ao final.

    Fui pesquisar sobre este tipo de contrato e me deparei com a frase: "Contrato de Locação de bens móveis com opção de compra ao final. Tipico contrato de leasing operacional". Nunca estudei Leasing. Leasing é bem complicado.
    Para mim o Venosa havia dado a entender que era um contrato de locação simples, com opção de compra final por qualquer valor estipulado, nada a ver com: valor residual, dedução do somatório dos valores pagos a título de aluguel, nada dessas coisas.

    Eu encontrei um modelo na internet nesse sentido, diferente de leasing operacional (http://www.sitecontabil.com.br/modelos_contrato/0037.htm - ver cláusula 6), mas não sei se é válido ou pode ser descaracterizado.


    Grata,
    Letícia
  2. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom dia Dra. Não seria o caso de venda com reserva de domínio?
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dra.
    Quem redigiu o contrato desse link, Maquiavel?
Tópicos Similares: Contrato Locação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato de Locação. Ação de Inexigibilidade de obrigação contratual. 16 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato de locação 23 de Junho de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato de Locação 04 de Janeiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato locação 17 de Outubro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Alguém tenha modelo de contrato de locação com CLAUSULA DE CAUÇÃO DE IMÓVEL como garantia 28 de Fevereiro de 2016