Compra e venda de terrenos morte de proprietario.

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por jeffersonbandoni, 28 de Abril de 2007.

  1. jeffersonbandoni

    jeffersonbandoni Visitante

    Gostaria de comprar um terreno de fundo para minha residência, este terreno encontra-se na mesma situação de minha residência no que diz respeito à escritura.
    O dono do terreno faleceu e tem vários filhos.
    Os terrenos são em área de manancial não tem escritura,
    A somente uma escritura da área total que não pode ser desmembrado devido a questões do meio ambiente, nesta escritura consta uma imensa área onde já moram varias famílias incluindo os terrenos deste proprietário e o meu.
    Gostaria de saber o procedimento para compra do terreno.

    Não me atentei a um detalhe os terrenos têm inscrição na prefeitura e são pagos todos os impostos como Iptu entre outros.
    Será necessário o pagamento do ITBI sabendo disso continua o mesmo procedimento perante os herdeiros.
    Atenciosamente
    Bandoni
  2. Celor Consultoria

    Celor Consultoria Visitante

    Ja que nao existem escrituras e nem registro documental, o que se deve fazer é que a parte vendedora, ou seja, os filhos do dono do terreno tem de entrar em consenso com relaçao a vendas e valores, determinar quem será o representante da parte vendedora e passa-lhe uma procuraçao.

    O procurador passará a voce um documento de direito de usufruto do imovel por um processo de compra, e este deve ser devidamente registrado no CRI (cartorio) o mais breve possivel, o procurador passará a você uma procuraçao lhe dando plenos poderes sob o imovel, isso irá possibilitar uma futura venda.

    Mais duvidas e perguntas.
    celorconsultoria@gmail.com
  3. jeffersonbandoni

    jeffersonbandoni Visitante

    Correto sua explicação foi muito boa e objetiva mas...
    Não me atentei a um detalhe os terrenos têm inscrição na prefeitura e são pagos todos os impostos como Iptu, água, esgoto, energia entre outros.
    Será necessário o pagamento do ITBI sabendo disso continua o mesmo procedimento perante os herdeiros.

    atenciosamente
    Bandoni
  4. Celor Consultoria

    Celor Consultoria Visitante

    Os impostos municipais sao cobrados por terrenos individuais?

    Se for estao sendo cobrados de forma irregular.


    O pagamento do ITBI na prefeitura, não será necessario, pois nao se está passando o numero da matricula cartografica para outro dono, nem tampouco o numero de registro.

    Agora seria bom se providenciar o Historico de IPTU junto a prefeitura, e se o terreno tiver obra construida, será bom tambem ter uma CND junto ao INSS.

    Após isso é apenas providenciar a documentaçao que ja havia falado.
Tópicos Similares: Compra venda
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Atraso na finalização do contrato de compra e venda, de quem é a culpa? 17 de Janeiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compromisso de compra e venda 19 de Novembro de 2021
Direito de Família Inventário: imóvel alienado através de promessa de compra e venda. 02 de Junho de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Promessa de compra e venda 25 de Outubro de 2019
"Causos" Jurídicos PROMESSA DE COMPRA E VENDA. INADIMPLÊNCIA. INVENTÁRIO. CESSÃO DOS DIREITOS DA PCV 08 de Fevereiro de 2019