Busca e Apreensão - Dúvida

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Letícia, 11 de Fevereiro de 2015.

  1. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olá, doutores.
    Tenho uma dúvida sobre o rito da busca e apreensão de veículo.
    A purga da mora é sempre do débito vencido e a vencer ou para que tenha que pagar o débito todo é necessário que no contrato haja cláusula expressa de vencimento antecipado da dívida?
    A busca e apreensão que me apresentaram contém o pedido de pagamento em 5 dias de 22 mil reais (valor total do que falta ele pagar). O sujeito pagou 32 de 60 parcelas, pouquinho mais de 50%. Cabe alegar a teoria do adimplemento substancial do contrato para revogar a apreensão do bem?
    Quanto ao valor de 22 mil, caso o cliente queira discutir a quantia (cláusulas e juros abusivos etc etc) eu vi que tem julgados já admitindo essa discussão na própria ação de busca e apreensão, em vez de fazer isso numa revisional. Mas e se for alegado em contestação, nessa ação de busca e apreensão, apenas a teoria do adimplemento substancial com o objetivo de tentar somente revogar a medida liminar e não se discutir nada sobre o valor, vai precluir? Ele não vai poder entrar com uma revisional depois?

    Quando o bem é apreendido, eles vendem, calculam mais ou menos o valor que precisam devolver para o sujeito. Mas e se venderem abaixo da FIPE, ou acontecer qualquer outra coisa que prejudique o devedor.
    Não sei direito como é que funciona.

    Fico agradecida caso alguém me responda.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:
    Vou tentar responder, mas com a devidas reservas precaucionais.
    Bom, via de regra, o pagamento exigido para impedir a apreensão do veiculo abrange as parcelas vencidas + as vincendas.
    Se ocorrer a apreensão do veiculo, seguir-se-á o leilão do bem. Se o produto do leilão superior ao crédito da financeira, o excesso retorna ao inadimplente.
    Se for arrematado por valor inferior ao crédito (o que não é raro ocorrer) o inadimplente ainda poderá, passo adiante, integrar o polo passivo de uma ação que estará a exigir o pagamento da diferença.
    Claro, mas não é uma boa ideia, porque esses valores só servirão para reduzir o "prejuízo" da financeira, posto que não impedirão a imediata apreensão do bem.
    Eventualmente talvez se possa sustar o leilão. Se isso ocorrer, o veiculo poderá ficar num pátio qualquer, sob intempéries e sujeito a ação de vândalos/depenadores.
    Quanto for a leilão - praticamente só a carcaça - o único prejudicado será o comprador inadimplente.
    Por outro lado, dentro do principio que dos males o menor, ele pode, antes da apreensão, vender o veiculo, pagar os 22 mil da financeira e ainda poderá sobrar "algum".
    Como disse, meras opiniões descompromissadas, que não devem ser tomadas ao pé da letra.
    Melhor aguardar novas postagens...
    Letícia curtiu isso.
  3. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Grata, Doutor Gonçalo. :)
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Gentileza sua, doutora,:)
    Oops! o texto saiu truncado.
    Antes de "Claro, mas não é uma boa ideia" havia uma linha que foi suprimida "Posso depositar apenas o valor das parcelas vencidas?"
    Entretanto, se possível, melhor aguardar novas postagens antes da entrevista com seu cliente...
  5. Anderson Rosolem

    Anderson Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    131
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Só acrescentado ao raciocínio do amigo Gonçalo, nada impede que a doutora entre em contato com o escritório de cobrança da financeira, e tente uma composição amigável.
    Houve várias alterações ao Decreto Lei 911/69, No caso de inadimplemento ou mora nas obrigações contratuais garantidas mediante alienação fiduciária, o proprietário fiduciário ou credor poderá vender a coisa a terceiros, independentemente de leilão, hasta pública, avaliação prévia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, salvo disposição expressa em contrário prevista no contrato, devendo aplicar o preço da venda no pagamento de seu crédito e das despesas decorrentes e entregar ao devedor o saldo apurado, se houver, com a devida prestação de contas.
    Espero ter ajudado.
Tópicos Similares: Busca Apreensão
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como encontrar veículo com busca e apreensão já deferidas? Processo correu a revelia. 02 de Dezembro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PERDIDO PRAZO DE AGRAVO INTERNO. BUSCA E APREENSÃO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. 12 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Débito Automático não realizado - Serasa/SPC e busca e Apreensão 27 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor BUSCA E APREENSÃO INDEVIDA? 10 de Agosto de 2017
Direito de Família Sou recém formada e preciso de ajuda em uma Ação de Busca e Apreensão de Menor 04 de Julho de 2017