Antecipação de tutela não concedida

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Freddy, 02 de Dezembro de 2014.

  1. Freddy

    Freddy Membro Pleno

    Mensagens:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Caros amigos, numa ação foi pedida a antecipação de tutela "inaudita altera pars", mas o juiz não se pronunciou, apenas mandou citar o réu. Como proceder?
  2. Anderson B Silva

    Anderson B Silva Membro Pleno

    Mensagens:
    60
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde caro colega,

    Talves os embargos declaratórios seja a melhor alternativa.

    Abraços.
    Freddy curtiu isso.
  3. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Ele não se pronunciou ou deixou pra analisar o pedido após a apresentação da resposta? Caso tenha deixado pra se manifestar após a defesa, os tribunais vem entendendo que esta decisão não merece reparo, uma vez ser do convencimento do juiz. Entretanto, caso tenha prova inequívoca para o deferimento da tutela, interponha um novo pedido de apreciação, contudo, se atente que este pedido não sobrestará o prazo para um possível Agravo de Instrumento.
    Freddy curtiu isso.
  4. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Caro Fredy,

    Eu creio que poderíamos especular "n" motivos para a situação fática apontada, o juízo pode simplesmente não ter tomado conhecimento do seu pedido de antecipação de tutela ou ter entendido que caberia a manifestação do réu antes que este tomasse qualquer decisão (mesmo neste caso eu creio que ele teria que ter se manifestado claramente, lhe oportunizando a possibilidade de agravar da decisão). Em vez de você gastar munição antecipadamente com recursos, eu procuraria fazer contato com o assessor ou mesmo o magistrado para aclarar a decisão, de posse da resposta para o não deferimento da antecipação de tutela, se foi por equivoco ou ato pensado, ele pode se retratar e deferir ou mesmo você renovar o pedido em outra peça e ele objetivamente negar, oportunizando a possibilidade de agravo.
    Freddy curtiu isso.
  5. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Talvez só aprecie seu pedido durante a instrução processual. Seu eu estivesse no seu lugar, iria conversar com o juiz.
  6. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Se é urgente mesmo, tem que despachar. Se não precisa despachar então não deve ser tão urgente assim, pense nisso
    GONCALO e Freddy curtiram isso.
  7. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Se eu não tivesse como ir até lá conversar com o assessor, acho que embargava.

    PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OPOSIÇÃO CONTRA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. CABIMENTO. INTERRUPÇÃO DO PRAZO RECURSAL.
    1. É pacífico no âmbito do STJ o entendimento de que os embargos de declaração podem ser opostos contra qualquer decisão judicial, interrompendo o prazo para interposição de outros recursos, salvo se não conhecidos em virtude de intempestividade (q. v., verbi gratia: REsp 768.526/RJ, 2ª Turma. Min. Eliana Calmon, DJ de 11.04.2007; REsp 716.690/SP, 4ª Turma, Min. Aldir Passarinho Junior, DJ de 29.05.2006; REsp 788.597/MG, 1ª Turma, Min. José Delgado, DJ de 22.05.2006; REsp 762.384/SP, 1ª Turma, Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 19.12.2005; REsp 653.438/MG, 2ª Turma, Min. Castro Meira, DJ de 07.11.2005). 2. Recurso
    especial a que se dá provimento. (REsp 1017135 / MG, Rel. MIN. CARLOS FERNANDO MATHIAS (JUIZ CONVOCADO DO TRF 1ª REGIÃO) T2 - SEGUNDA TURMA, Data do Julgamento, 17/04/2008, DJe 13/05/2008.).
    GONCALO curtiu isso.
Tópicos Similares: Antecipação tutela
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC - Antecipação de Tutela - Condomínio 19 de Setembro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Antecipação de tutela 05 de Maio de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor URGENTE - GREVE DOS BANCOS - ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - SAÚDE 16 de Outubro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Impugnação à Contestação de Antecipação de Tutela 01 de Março de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor ANTECIPAÇÃO DE TUTELA 03 de Novembro de 2014