Ação Monitória Ou Ação De Execução De Título Extrajudicial ?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por AugustoM, 18 de Fevereiro de 2013.

  1. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Boa tarde Colegas,

    Fui procurado por um senhor, que me apresentou 4 cheques no valor de R$ 3.000,00 cada refentes aos meses de novembro de 2012, até o mês de Fevereiro/2013, todos devolvidos pelo mesmo motivo, a Falta de Fundos na conta do Devedor.

    Estou com dúvidas, quanto a Ação a ser proposta. Uma vez que se trata de Título Extrajudicial.

    Devo protestar os títulos, ou ingressando com a ação não é necessário este ato?
    Posso ingressar pelo Juizado Especial, uma vez que o valor é inferior a 40 Salários Mínimos?

    Sendo assim, agradeço aos colegas,
    e que tenham uma ótima Semana.

    Att.
    Augusto Mathias de Oliveira
    OAB/MT 16.451
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde Dr.
    Pelo que entendi, é possível entrar no Juizado Especial sim.
    Não há obrigatoriedade do Protesto, mas é aconselhável que o faça, ate para robustecer o pedido no JEC.
    E sempre há a possibilidade do caloteiro quita a divida...
    Novas postagens serão bemvindas.
  3. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    O cheque é título executivo se não tiver prescrito. Lembrando que a prescrição (30 dias ou 60) conforme entendimento do STJ conta da emissão do cheque, não importando se é pós-datado.
    Se vc protestar um cheque prescrito, corre o risco de ser demandado numa ação de cancelamento de protesto indevido cumulada com danos morais.
    Em relação ao valor vc pode entrar sim no JEC, agora tem que verificar se já estão prescritos, daí eu recomendaria a monitória na justiça comum.
  4. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite amigo. A Ação correta é a execução de título executivo extrajudicial. Pois o prazo para ingressar com a ação é de 06 meses para o cheque da praça e de 08 meses para o cheque de praça diferente.

    Ocorre que o prazo prescricional para a execução do cheque se inicial findo o prazo para a sua apresentação. Tudo nos termos da lei do cheque, que o aconselho a ler. LEI N[sup]o[/sup] 7.357, DE 2 DE SETEMBRO DE 1985.

    O caso de ação monitória, seria após a prescrição, de acordo com o prazo supra mencionado.

    Espero ter ajudado.



    Um grande abraço!
  5. pjstramosk

    pjstramosk Membro Pleno

    Mensagens:
    347
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caro Armando, não me entenda mal,
    Mas o prazo da execução de cheque é de 7 meses quando se tratar de título da praça e 8 meses para fora da praça.
    Isso porque, "Ocorre que o prazo prescricional para a execução do cheque se inicial findo o prazo para a sua apresentação".
    Quanto à ação monitória, ela pode ser intentada mesmo durante o prazo da execução, porquanto é uma faculdade do autor o ajuizamento da execução ou da monitória.
    Importante ressaltar, como falado anteriormente pela colega Cristiane, que a prescrição do cheque (5 anos) tem por termo a quo a data de sua emissão.
    Nos mantenha informados.
  6. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Com o ingresso da Ação de Execução conforme citado, o prazo prescricional fica Suspenso?


    Muito obrigado a todos os colegas que responderam,
    Sanaram muitas dúvidas.

    Att.
    Augusto Mathias de Oliveira
    OAB/MT 16.451
  7. claudiarenatta

    claudiarenatta Advogada

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Augusto, o cheque é título de crédito extra-judicial, a apresentação do mesmo dispensa o protesto. A ação de execução suspende a prescrição.
  8. pjstramosk

    pjstramosk Membro Pleno

    Mensagens:
    347
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caro Augusto,
    A propositura da execução INTERROMPE o prazo prescricional (art. 202 do CC).
  9. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Muito obrigado a todos, já protocolei tal ação, e agora estou aguardando decisão do Magistrado.

    Att.


    Augusto Mathias de Oliveira
    OAB/MT 16.451
Tópicos Similares: Ação Monitória
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sucumbência em ação monitória 03 de Agosto de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Monitória - Parcelamento 916 do CPC. Ausência de apresentação do Original 18 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação Monitória - Prescrição 06 de Agosto de 2018
Fórum dos Neófitos Quando é obrigatório expor a causa de pedir em Ação Monitória 16 de Março de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação monitória: 09 de Setembro de 2016