Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Um Dos Réus Não Encontrado Quando Da Citação - Jec

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

#1 Gabriela.C

Gabriela.C
  • Membro Pleno
  • 52 posts

• Estado:BR

Escrito em 01 setembro 2011 - 11:09

Bom dia!

Em um processo do Juizado Especial Cível, três réus ocupam o pólo passivo da demanda, porém apenas um deles é encontrado. O que ocorre?
O processo pode seguir contra esse apenas?
Qual é o procedimento correto a ser adotado pelo advogado?

Grata por qualquer informação.

Att. Gabriela.

#2 R.Cesar

R.Cesar
  • Membro Pleno
  • 555 posts

• Estado:RJ

Escrito em 01 setembro 2011 - 11:51

Depende. O advogado pode diligenciar em encontrar os endereços e informar ao Juízo para que se proceda a citação; pode desistir dos demais que não foram citados.. O que não cabe no Juizado é citação por edital.

abç

#3 feliperbraga

feliperbraga
  • Membro
  • 2 posts
  • Interesses:Twitter: @feliperbraga

• Estado:RJ

Escrito em 01 setembro 2011 - 14:46

Gabriela,

vai depender do que o Autor da demanda decidir. Caso aja a necessidade pode solicitar (requerer) a citação por oficial de justiça sim, contudo se aquele que estiver presente na demanda for legitimado, e tiver sido devidamente citado, vislumbro perfeitamente a possibilidade de continuar a lide somente perante este.

No entendo cada caso é um caso, e a resposta objetiva a sua indagação somente será pertinente ao exemplo analisando melhor o processo e sabendo, por exemplo, se estamos diante de um caso de responsabilidade solidária, objetiva, subsidiária e subjetiva.

Espero ter ajudado.

Att.
Felipe

#4 Gabriela.C

Gabriela.C
  • Membro Pleno
  • 52 posts

Escrito em 02 setembro 2011 - 09:49

Depende. O advogado pode diligenciar em encontrar os endereços e informar ao Juízo para que se proceda a citação; pode desistir dos demais que não foram citados.. O que não cabe no Juizado é citação por edital.

abç

Acho que não fui bem clara, pois não apliquei ao caso concreto. Vou tentar ser mais precisa.
Ingressei com uma ação, no Juizado Especial, em face de três réus.
Nem cogitei a responsabilidade deles, apenas o enriquecimento ilícito de um negócio que não fora exitoso.
Contudo, como os réus residem em comarcas diversas, tenho a leve impressão de que não será possível a citação de dois deles. Devido a residirem em comarcas longínquas.
Por isso a minha dúvida. Por ser iniciante na advocacia e não possuir muita experiência me veio a mente essa indagação e não custa ir para a audiência sabendo como proceder.
Mas obrigada pela colaboração colega, vejo que posso desistir dos outros réus e prosseguir contra esse que for encontrado.

Abraço, tenha um bom dia..

At. Gabriela.

#5 Gabriela.C

Gabriela.C
  • Membro Pleno
  • 52 posts

Escrito em 02 setembro 2011 - 09:55

Gabriela,

vai depender do que o Autor da demanda decidir. Caso aja a necessidade pode solicitar (requerer) a citação por oficial de justiça sim, contudo se aquele que estiver presente na demanda for legitimado, e tiver sido devidamente citado, vislumbro perfeitamente a possibilidade de continuar a lide somente perante este.

No entendo cada caso é um caso, e a resposta objetiva a sua indagação somente será pertinente ao exemplo analisando melhor o processo e sabendo, por exemplo, se estamos diante de um caso de responsabilidade solidária, objetiva, subsidiária e subjetiva.

Espero ter ajudado.

Att.
Felipe

Felipe,

Obrigada por tuas colocações, como mencionei para o colega acima, não fui tão clara quando criei o tópico, no entanto já expliquei um pouco melhor a situação.
Não cogitei a responsabilidade deles, mesmo porque o caso era complexo e sustentei, além de outras questões, o enriquecimento ilícito dos demandantes.
Caso não consiga realmente a citação dos três vou prosseguir na demanda apenas contra o que for encontrado. Tendo em vista que eles moram em Estados diferentes e minha cliente sequer sabe os endereços corretamente.
Tenha um bom dia, abraço!

At. Gabriela.

#6 Thiago_RS

Thiago_RS
  • Membro Pleno
  • 158 posts
  • Interesses:Debater o Direito; Construir o conhecimento.

• Estado:RS

Escrito em 06 setembro 2011 - 21:11

Mas não caberia a citação dos outros dois por carta precatória?
Tiago Dorneles

#7 Gabriela.C

Gabriela.C
  • Membro Pleno
  • 52 posts

Escrito em 08 setembro 2011 - 14:15

Mas não caberia a citação dos outros dois por carta precatória?

Foi o que fiz, Thiago. Pedi citação por precatória, porém acredito que esses réus não serão encontrados.

2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)