Ir para conteúdo



Foto
- - - - -

Compromisso De Compra E Venda Com Cláusula De Inalienabilidade?


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1 Leobol

Leobol
  • Membro
  • 2 posts
  • Sexo:Masculino

  • Estado:MS

Escrito em 26 março 2011 - 10:32

Olá, pessoal!

Gostaria de saber se há possibilidade de em um contrato de compra e venda de imóvel ser estipulada cláusula de inalienabilidade até que todas as parcelas sejam adimplidas. No caso, a venda do imóvel foi estipulada em 4 prestações e o comprador deseja que a lavratura de escritura seja passada no ato do pagamento da segunda parcela, deste modo, além da cláusula de inalienabilidade, se possível, quais seriam outros meios hábeis a resguardar o vendedor de um eventual inadimplemento do contrato após a transmissão do domínio? Gravar hipoteca?

Bom, desde já agradeço a colaboração

Att,

Leonardo



#2 GONCALO

GONCALO
  • Membro Pleno
  • 1155 posts
  • Sexo:Masculino

  • Estado:SP

Escrito em 27 março 2011 - 12:31

O correto seria a lavratura de Escritura Pública de Compromisso de Compra e Venda, estabelecendo a forma de pagamento imovel.
Devidamente adimplido o Compromisso de Compra e Venda, seria lavrada a Escritura Publica de Compra e Venda, transmitindo ao comprador os direitos de usar, gozar e dispor do imóvel, como bem entender e quando e por quanto lhe apouver.
Se voce assinar-lhe a Escritura Definitiva ANTES DA QUITAÇÃO, estaria correndo o risco de não receber o saldo, alem do fato de que o comprador e novo proprietário poder alienar o imovel, quer voce concorde ou não.
Não parece uma boa ideia.
A hipoteca poderia ser uma solução.
No mesmo ato de outorgar-lhe a Escritura Definitiva, o cartorio lavraria uma escritura de hípoteca, no valor do saldo.
Entretanto, a hipoteca não impediria a venda do imovel para terceiro, mas esse terceiro arcaria com o custo de saldar a hipoteca que grava o imovel.
Entretanto, na Justiça, dependendo da Comarca e da tenacidade do advogado do comprador interpondo os recursos cabiveis, não se descarta a possibilidade de demorar uns dez anos para vc receber seu rico dinheirinho.
Em outras palavras, voce não deve demorar tantos anos para encontrar outro comprador. que concorde em receber a Escritura Definitiva só depois de quitada a dívida, não é mesmo?
Não sou advogado, mas Tecnico em Direito Imobiliario.
Espero ter ajudado.
Boa sorte




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)