Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Audiencia De Julgamento

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Cia Adv

Cia Adv
  • Membro Pleno
  • 191 posts

• Estado:SP

Escrito em 11 fevereiro 2011 - 15:23

Boa tarde!

No proximo mes, terei uma audiencia de julgamento onde o juiz proferira a sentença. Meu cliente precisa ir comigo, ou posso ir sozinha tomar ciencia?

#2 Tatiana Ferreira da Silva

Tatiana Ferreira da Silva
  • Membro Pleno
  • 84 posts
  • Interesses:Profissionais.

• Estado:RJ

Escrito em 11 fevereiro 2011 - 15:59

Valdirene,

Aqui no Rio o advogado pode comparecer em juízo independentemente da presença do Autor/Réu desde que sejam observados os seguintes requisitos:

- Não tenha sido requerido o depoimento pessoal da parte que não pretende comparecer à Audiência;
- Não esteja escrito expressamente na citação/notificação que a parte deverá comparecer pessoalmente;
- O advogado deverá possuir poderes para transigir, para o caso de ser aceita eventual proposta de conciliação.

Não sei se em São Paulo o procedimento é diferente, mas dê uma olhada nesses detalhes e veja se, por acaso, a ausência da parte já pode ser descartada.

Caso estejam presentes todos os requisitos acima, sugiro que entre em contato com a vara na qual o processo tramita para sanar essa dúvida (sugiro, ainda, que o questionamento seja feito à(o) secretária(o) do Juiz, pois há possibilidade de os serventuários do cartório não saberem lhe responder).

Um abraço,
--
Posted Image

#3 Léia Sena

Léia Sena
  • Membro Pleno
  • 492 posts

Escrito em 11 fevereiro 2011 - 20:55

Já teve uma audiência de instrução? esta audiência de julgamento foi designada na própria ata de audiência de instrução ou foi através de intimação? você pode transcrever o despacho que designou esta audiência, para que eu possa te auxiliar nesta sua dúvida.

#4 Cjardim

Cjardim
  • Membro Pleno
  • 176 posts
  • Interesses:Direito, motociclismo

• Estado:RS

Escrito em 14 fevereiro 2011 - 08:15

Valdirene

Nem você nem seu cliente necessitam ir. A "audiência de julgamento" nada mais é do que o estabelecimento do dia em que a sentença será considerada publicada, a partir de quando iniciará seu prazo recursal. Em outras palavras, na audiência de instrução você é cientificada desta data, e a partir da data fixada você é considerada intimada.

[]s
Cristiano Estrasulas Jardim
SILVA JARDIM ADVOGADOS ASSOCIADOS

www.silvajardimadv.com.br
Passo Fundo - RS

#5 Léia Sena

Léia Sena
  • Membro Pleno
  • 492 posts

Escrito em 14 fevereiro 2011 - 18:18

Conforme bem colocou a Dra Tatiana, é preciso observar atentamente as diferenças locais. Advogo em MS, SP, MG e Bahia e falo com experiência, cada vara funciona de uma forma. É claro que a regra processual é a mesma em todo o Brasil, mas precisa prestar atenção. Por isto, recomendo ler atentamente o que diz o despacho que designou tal audiência.

Espero ter ajudado!

#6 Jander Rodrigues''

Jander Rodrigues''
  • Membro
  • 35 posts

• Estado:TO

Escrito em 20 fevereiro 2011 - 22:43

Conforme bem colocado pelos colegas, é preciso levar em consideração as diferenças regionais. O processo do trabalho varia muito conforme o entendimento do julgador. O julgamento deveria ocorrer na mesma audiência, por ser a audiência una. Mas devido ao grande número de ações e os diversos entendimentos no processo do trabalho, diversas vezes é marcada uma audiência para proferir o julgamento.

No entanto, quanto a audiência de julgamento, existem duas possibilidades:

- Juiz, ao designar audiência de julgamento, diz que as partes serão intimadas pelo diário oficial. Nesse caso, você nem precisa ir ao fórum, pois não vai ter audiência, apenas a publicação da sentença. Às vezes o juiz nem aparece no dia para prolatar a sentença, sendo automática a sua publicação no diário oficial no dia designado.

- Juiz, ao designar audiência de julgamento, informa que a parte será intimada nos termos da Súmula 197 do TST: "O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação." Assim, você deve ir ao fórum para tormar ciência da sentença. Se você não for, não haverá prejuízos, mas presume-se que foi intimada.

Recomendo a seguinte palestra que consta no youtube:

Jander A. Rodrigues''
Acadêmico de Direito

#7 Cia Adv

Cia Adv
  • Membro Pleno
  • 191 posts

Escrito em 09 março 2011 - 13:44

Já teve uma audiência de instrução? esta audiência de julgamento foi designada na própria ata de audiência de instrução ou foi através de intimação? você pode transcrever o despacho que designou esta audiência, para que eu possa te auxiliar nesta sua dúvida.

boa tarde!

então na verdade foi assim, alguns dias depois da audiencia de instrução, eu recebi uma intimação eletronica no meu e-mail informando a data da audiencia de julgamento. Um mes depois, eu recebi outra intimação eletronica, informando a antecipação desta audiencia. esta escrito o seguinte
origem da ocorrencia:
data-pagina
judiciario-trt 2º região
intimações e notificações

meu nome e oab

texto: guarulhos 7ª vara do trabalho xxxxxxxxxxxxxxx nome das partes. Intimação: audiencia de julgamento 11/03/2011 (resultado via intimação) antecipação de audiencia.

é assim que esta. Pode me ajudar? o que vai acontecer neste dia?

#8 BROOKS ADV

BROOKS ADV

Adv. São Paulo/SP

• Membro Pleno
  • 161 posts

Escrito em 22 junho 2011 - 11:58

Bom dia Cia Adv.

Tenho um caso semelhante:
Intimação: Audiência julgamento:07/07/2011 às 17:00 hs (resultado via internet).
Como ocorreu sua audiência?

Grata

BROOKS ADV
  :rolleyes:

#9 Fausto Baldo

Fausto Baldo
  • Editores
  • 813 posts

Escrito em 22 junho 2011 - 16:34

Prezados, vou passar minha experiência como advogado trabalhista aqui em São Paulo (TRT 2ª Região).

Quando o juiz designa audiência de julgamento é apenas para informar o dia que será publicada a sentença, na prática não há audiência, então não comparece ninguém.

Isso funciona para retirar o termo da sentença pelo site.
Fausto Baldo
Advogado responsável pelas áreas trabalhista e previdenciária de um grande grupo empresarial.

#10 Ribeiro Júnior

Ribeiro Júnior
  • Membro Pleno
  • 1297 posts

• Estado:BA

Escrito em 23 junho 2011 - 08:04

Eu assumiria uma postura mais segura e só aconselharia a meu cliente não comparecer em audiência na hipótese de ter ocorrido, nos autos, a dispensa das partes.

Att.,

A.C. Ribeiro Júnior
ADVOGADO

acribeirojunior@gmail.com

#11 ale allves

ale allves
  • Membro Pleno
  • 34 posts

Escrito em 24 junho 2011 - 21:10

não compliquem o que é fácil : como alguns colegas já colocaram a audiência de julgamento seria em tese o dia em que o seu processo será julgado .... na prática é o dia em

que sai a sentença.

não é necessário o comparecimento de ninguém ... é apenas para dar ciência da sentença.
Alessandra Alves
advogada

#12 R.Cesar

R.Cesar
  • Membro Pleno
  • 555 posts

• Estado:RJ

Escrito em 24 junho 2011 - 22:38

Se for apenas a data da leitura de sentença (que ninguém lê nada, apenas é o dia da publicação), não há necessidade de ir, MAS, levando em consideração as diferenças regionais, como já foi colocado acima, é mais seguro perguntar na Vara onde o processo tramita.

#13 BROOKS ADV

BROOKS ADV

Adv. São Paulo/SP

• Membro Pleno
  • 161 posts

Escrito em 10 janeiro 2012 - 09:20

Bem pessoal,

no meu caso, a coisa funcionou assim , aqui em São Paulo:

Fui até a Vara e perguntei ao escrevente sobre a necessidade de comparecimento das partes e do advogado, ao que o escrevente respondeu que não.

A publicação referia-se a data que o juiz decidiria , emitindo sentença , sem a necessidade da presença das partes.

De fato, na data estipulada recebi a publicação da sentença , obviamente a partir daí inicia-se o prazo para eventual recurso.

Espero ter contribuído.

BROOKS ADV
  :rolleyes:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)