advogado correspondente brasilia

usucapião usado como defesa de ação de despejo

Discussão em 'Regras' iniciado por carla coutinho, 18 de Setembro de 2015.

1. carla coutinho

carla coutinho Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Bom dia.
    Em 2014 entrei com uma ação de despejo contra o locatário que morava no imóvel com sua companheira e dois filhos, o juiz determinou o despejo.
    Após 2 meses da decisão do juiz para o despejo forçado a companheira do locatário entrou na justiça com uma ação de usucapião. (processo digital)
    Ocorre que por diversas vezes peticionei informando o juiz que há uma ação de despejo, na qual já foi decretado é concluído o despejo forçado.Mas tudo em vão!!!!!Parece até que o juiz nem lê essas petições.
    Gostaria de saber se tem algo que eu posso fazer para encerrar essa ação de usucapião???
    E outra os locatários nem se encontram mais no imóvel a mais de 4 meses.
    Desde já muito obrigado.
    att Carla
  2. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Tenho para mim que não há com o que se preocupar...
    Se o imóvel estava locado fica absolutamente impossível a usucapião ao locatário.
    São fatos excludentes: Se locatário, não pode ser usucapiente, falece-lhe o direito de usucapir, até porque na locação o locatário simplesmente exerce a posse em nome do locador.
    Bastaria juntar o contrato de locação para extinguir o processo de Usucapião.
    Se não for prontamente extinta ação, o Agravo pode ser a solução.

http://www.goncalopg.wix.com/avalidor
  3. Wander.Barbosa

Wander.Barbosa Advogado - Pós Graduado em civil e Direito Penal

Estado:
    São Paulo
    Faço minha as palavras do nobre colega Gonçalo. Impossível o sucesso do Usucapião. Eu tentaria despachar com o Juiz....

Boa sorte
  4. carla coutinho

Estado:
    São Paulo
    Prezado colega
    No começo acreditava que eu juntando cópia do processo de despejo e informando ao juiz sobre a tentativa da ´companheira do locador em tentar rever o imóvel em usucapião era loucura, mas depois de ter peticionado mais de 5 vezes informando a ação de despejo e nada ser feito e a juiz entende ainda que não há nenhuma nulidade ou irregularidade a suprir, comecei a ficar com receio, sendo até já nomeado perito para demarcação do terreno.
    E para agravar já passou o prazo de 10 dias
    Assim gostaria de saber se o Dr conhece outro jeito ou devo esperar a sentença
    Att Carla
  5. carla coutinho

Estado:
    São Paulo
    Prezado Colega
    Desculpa a minha falta de pratica, mas seria possível eu despachar com o juiz num processo digital?
  6. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:

Sempre se poderia tentar um Incidente de Exceção de Pré-Executividade nos próprios autos do processo, forma da qual o jurisdicionado se serve para informar que o juiz fez o que não devia ou deixou de fazer o que a lei determinava cogentemente.

Esse incidente, sem custas, sem prazo, e sem sucumbência para o excipiente, deve ser julgado por sentença, devidamente fundamentada.

E dessa sentença que eventualmente não dê guarida a Exceção, caberia Agravo.

Agravo de sentença? Isso mesmo, porque no caso, o processo continuaria...
  7. carla coutinho

Estado:
    São Paulo

Muito Obrigada!!!
    Vou tentar impetrar a Exceção
    Att
  8. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Foi um prazer tentar colaborar.
    Uma Exceção devidamente instruída com cópia autenticada do Contrato de Locação, em que a Usucapiente aparece como Locatária, "elimina o oficio e exibe o porrete". rs rs
    Depois nos informe do resultado...
  9. Wander.Barbosa

Wander.Barbosa Advogado - Pós Graduado em civil e Direito Penal

Estado:
    São Paulo
    Sim.
    Sim. É possível despachar com o juiz, mesmo no processo digital.

Dra., em princípio, por mais relevante que seja sua tese, o juiz não é obrigado a julgar antecipadamente, principalmente, diante da animosidade entre as partes, alegar-se cerceamento de defesa. Prudentemente, como juiz, cumpriria com todas as etapas do processo, com ampla produção de provas e estreita observação aos princípios constitucionais da Ampla Defesa e Devido Processo Legal.

Sua tese me parece suficiente para concluir-se por uma coisa ou por outra e certamente, no momento apropriado, o juiz irá analisa-la decidir conforme seu convencimento.

Portanto, deixe o processo tramitar normalmente e aguarde a sentença.

Wander Barbosa
  10. carla coutinho

Estado:
    São Paulo
    Obrigada
Tópicos Similares: usucapião usado
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião de Vários Imóveis em um mesmo processo 25 de Maio de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião 28 de Abril de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião 22 de Abril de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião Especial (Constitucional) - Custas? 04 de Fevereiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor USUCAPIÃO DE IMÓVEL HERDADO E ALUGADO 24 de Janeiro de 2017

Compartilhe esta Página