União estável x casamento(separação total de bens)

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por fernando.f.lz, 20 de Maio de 2008.

  1. fernando.f.lz

    fernando.f.lz Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    São Paulo
    Caros, primeiramente obrigado e parabéns por esse espaço.

    Esse assunto já foi abordado algumas vezes aqui no fórum mas, como encontrei bastante material antigo (2005 / 2006), resolvi trazer o assunto à tona novamente, com o meu caso em especial.

    Minha situação é a seguinte. Me relaciono formalmente com minha parceira há praticamente 5 anos. Moramos juntos há 1 ano.

    Pensamos em fazer uma certidão de união estável para, por exemplo, poder incluí-la no meu plano de saúde. Porém, é de comum acordo e interesse que atuemos em separação total de bens, não só com relação ao que já adquirimos, como ao que possamos adquirir no futuro.

    Fomos "informalmente" instruídos a fazermos a tal certidão de união estável e assim fizemos. No ato da confecção, a pessoa do cartório nos fez a seguinte pergunta : "Há quanto tempo estão juntos ?" Perguntamos se ela se referia ao tempo que moramos juntos ou ao tempo de relacionamento. Ela confirmou que era o tempo de relacionamento e, assim, nossa certidão saiu "....vivem e residem maritalmente há 5 anos".

    Hoje, analisando o que fizemos, estamos um pouco arrependidos. Os 5 anos "vivendo e residindo maritalmente" de fato não se comprovam, e através desse documento não conseguimos declarar nenhum tipo de separação de bens (novamente, é nosso consenso, e não uma ação defensiva de parte de um de nós). Para isso, peço a ajuda de vocês. Em resumo :

    1. Gostaríamos de refazer a certidão, alegando 1 ano de união estável. Ouvimos falar de que é necessário uma petição, cancelando a certidão que fizemos. Isso se comprova ? Como proceder para elaborar a certidão com 1 ano de união ?

    2. Gostaríamos de formalizar a separação total de bens (tanto os adquiridos anteriormente ao período da certidão de união estável, assim como os que virão no futuro). Isso é possível através da certidão ? Ou o mais recomendável seria um casamento com separação total de bens ?

    3. Se não for possível fazer a certidão declarando a separação total de bens, é possível emitir algum documento que formalize a propriedade, tanto para mim como para ela, dos bens que forem adquiridos no futuro ?

    4. Por fim, nossa única intenção é usufruir de alguns benefícios (plano de saúde, por exemplo) e formalizar a separação dos bens. Qual a sugestão de vocês ?

    Obrigado amigos, e um forte abraço.


    Fernando

    Fernando
Tópicos Similares: União estável
Forum Título Dia
Direito de Família Reconhecimento União estável pós morte 06 de Dezembro de 2022
Notícias e Jurisprudências Interpretação de vocês sobre divisão em união estável. 11 de Abril de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022
Direito de Família Averbação de escritura de dissolução de união estável 05 de Dezembro de 2019
Direito de Família UNIÃO ESTÁVEL (+ de 30 ANOS) ou casamento civil 22 de Outubro de 2019