Sugestão Para Estudos?

Discussão em 'Concursos Públicos Jurídicos' iniciado por Letícia, 19 de Abril de 2013.

  1. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros, colegas.
    Alguém pode dividir comigo a experiência como concurseiros?
    Quantas horas se dedicaram ou se dedicam por dia para concursos de magistratura e MP?
    Fizeram "cursinhos"?
    Aqueles livros "como estudar para concursos" valem a pena ser lidos?
    Existe algum curso de vídeo aulas online decente?
    É melhor só ler livros e esquecer aulas por vídeo ou cursinhos?

    Alguém aqui que tenha passado em um concurso desses pode me contar como foi o primeiro mês de serviço? Se se surpreendeu com algo, encontrou alguma dificuldade ou se tem algo interessante para dizer sobre as primeiras semanas de trabalho?

    Desde já, grata.

    Abraço,
    Letícia
  2. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Eu ainda não tive a felicidade de ser aprovado (ou melhor, chamado), mas posso fazer um breve relato:

    Estudo há pouco mais de 3 anos para Delegado de Polícia Federal. Nesse meio tempo passei na OAB e fiz mais 3 provas de concursos. Fiquei em quadragésimo lugar em uma, em quarto na outra e, na terceira prova, rodei em matemática. Analista STM, Procurador Municipal e Analista da Defensoria Pública do RS respectivamente. Não fui chamado em nenhum, pois era 1 vaga em cada um deles. hehehe

    Meu estudo sempre seguiu o foco original (matérias da PF) e, de bobeira, resolvi fazer algumas das provas acima pra ir pegando conhecimento (prática) e tentar concorrer a um emprego também por óbvio.

    No geral eu procuro me dedicar o dia todo ao estudo fazendo uma carga horária de 8h cronometradas, se possível 10h. Já teve vezes que conseguir superar as 12h, mas isso é exceção já que nesses casos não sobra tempo pra fazer mais NADA durante o dia. Quem fala que estuda 14, 16 e até 18h é uma tremenda mentira e ilusão, estudar 8h já toma MUITO do seu tempo. Eu tenho que me ajustar aos horários de treinamento físico e ainda a minha profissão atual de advogado.

    Já fique ciente que é um caminho difícil e árduo que demanda muita abdicação, não importa o cargo. Atualmente, todas as provas, exigem muito porque, por mais fácil que ela seja, a concorrência fará o seu papel de dificultar. E se a prova for difícil o desafio será grande também. De meados de 2008 pra cá eu percebo que o nível de dificuldade subiu, sem contar na concorrência. Constato isso diariamente porque faço questões de provas incessantemente todos os dias e é fato. Todavia, apesar dos pesares, posso te garantir que nunca achará um servidor que esteja lotado em um bom cargo e diga que o sacrifício não valeu a pena. Qualquer autoridade com uma boa remuneração e iguais condições de trabalho irá lhe afirmar, por isso que eu sigo na luta e pagando o preço aguardando o meu momento.

    Cursos, livros, apostilas e vídeos existem desde os charlatões até os mais responsáveis. Como a internet dá margem para muita coisa é bom saber selecionar ou ir atrás de indicações. Vou fazer uma recomendação sobre esse tipo de livro eu li um deles que é o "Como passar em provas e concursos" do William Douglas e me ajudou um tanto como motivação e auxílio no início da caminhada. Nos primeiros meses e até no primeiro ano em geral eu me preocupava muito sobre aprender a aprender e isso me proporcionou ganhos exponenciais em termos de aprendizagem já que cada vez eu conseguia tirar maior proveito do meu material e tempo disponível além de aperfeiçoar técnicas que já usava e criar as minhas.

    Recentemente criei um blog sobre concursos comentando um pouco sobre a rotina, com muito de motivação para colegas que estão na mesma situação que eu e informações sobre provas e técnicas de estudo e resolução de provas. Enfim, temas relacionados ao mundo dos concursos, se tiver curiosidade em acompanhar o endereço é http://eliteconcursos.blogspot.com.br/ .

    Lhe desejo sorte e todo apoio que precisar caso resolva optar por essa gloriosa, longa, dolorida e inesquecível caminhada que eu não tenho dúvida que valera muito a pena no futuro. Cada hora de estudo, cada minuto de cansaço etc.

    Um abraço!
    Joana Pereira de Lira e Letícia curtiram isso.
  3. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Eu estudava para concurso, mas pausei nos estudos depois que casei e tive uma filha. É uma grande batalha, voce tem que decidir se irá estudar ou trabalhar.
    Tenho vários colegas que hoje são juizes, promotores, procuradores e delegados, e todos os normais estudavam no mínimo 8 horas por dia (4 horas de cursinho e outras 4 na sala de estudo)
    Dos normais não conheço ninguem que passou sem fazer pelo menos 1 ano de cursinho.
    Uma coisa que sei, é que voce tem que ter consciência no que realmente quer. Digo isto, porque uma amiga já foi promotora de justiça, mas não aguentou 1 ano devido as ameaças constantes, teve até que fazer tratamento, saiu do MP e logo passou na procuradoria de são paulo, hoje é super feliz, sem pressão e ameaças e ganhando muito mais do que um promotor.
    Já no meu caso, estou consolidando meu escritório, creio que daqui a mais 3 anos eu não terei que trabalhar muito, daí poderei retomar os estudos e quem sabe ser um futuro magistrado.
    Letícia curtiu isso.
  4. sandrodiasadv

    sandrodiasadv Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Uma dica de estudo, quando você está fazendo coisas que não demandam tanta atenção, continue estudando com apostilas gravadas ou músicas/paródias de direito.

    Vou deixar algumas aqui que estavam no site do uol semana passada como dias pra oab.

    sobre erro de tipo, de proibição etc
    http://www.youtube.com/watch?v=xdQkGlldV3o

    sobre prescrição http://www.youtube.com/watch?v=1QrTb6k4TXU

    Sobre ação penal http://www.youtube.com/watch?v=K2Cb1fXU_WM

    Sobre dosimetria http://www.youtube.com/watch?v=LBhQ3iY5R3g

    Se procurar no youtube vai encontrar do prof Sandro Galdeira, MAzza, Flavio Martins entre outros muitos que usam essa forma de ensinar.

    Eu aprendo muito mais facil e da pra estudar quando to escovando os dentes por exemplo.

    Fica a dica e boa sorte
    Letícia curtiu isso.
  5. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Letícia, antes de tudo, quando se decide estudar para concurso, deve-se saber para qual área quer prestar e isso você já sabe: MP/Magistratura

    Um segundo passo importante é saber quais doutrinadores influenciam a Banca do seu concurso e ler os livros desses juristas e seus textos que, geralmente, circulam a internet. Isso fará com que você pense como a Banca pensa. Depois que você passar, seguirá as próprias convicções, mas antes tem que aprender a dizer o que a Banca quer ouvir.

    Cursinhos presenciais são mais envolventes e motivadores, mas, paralelamente a eles, deve ter  a prática de exercícios e uma das boas opções é refazer as provas anteriores. Assim, você estuda a teoria, a prática da prova através dos exercícios, sem esquecer dos informativos que pode receber por e-mail, se cadastrando no STF, por exemplo.

    Quantas horas diárias vai depender da sua disponibilidade e do entendimento que, no início, é mais lento, mas, à medida que vai estudando, tudo vai clareando e você mesma vai linkando um assunto a outro.

    Não compre livros aleatoriamente. Matricule-se num cursinho, ouça as dicas de bibliografia dos professores e só depois compre.

    Um abraço.
    Joana Pereira de Lira e Letícia curtiram isso.
  6. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Amigos, muito obrigada por todas as contribuições. Tenham certeza que me ajudaram muito.
    Começarei a fazer meu cursinho em julho, quando já tiver me mudado para Curitiba. Até julho estou estudando sozinha por meio de livros. Chegando lá não vou montar escritório e irei me dedicar integralmente aos estudos, mantendo-me com a quantia que tenho guardada.

    Tenho mais uma dúvida:
    Qual cursinho os colegas me indicam? Damásio, LFG ou outro? Disseram-me que os bons professores do LFG migraram para o Damásio, é certo?
    Fico aguardando, amigos.

    Abraço,
    Letícia
  7. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Olá, Letícia,

    Realmente, houve uma migração de alguns professores do LFG p/ o Damásio, permanecendo o Pablo Stolze, Freddie Didier, Cristiano Chaves e outros renomados no LFG. Mas, olhando o corpo docente do Damásio (Rosenvald, Madeira e outros tbm excelentes), acredito que qualquer das opções será uma boa decisão. Não conheço, mas falam super bem do curso on line do Renato Saraiva. Também pode ser uma boa opção após você assistir algum vídeo degustação, por exemplo.

    Em paralelo aos livros, num primeiro contato com alguma matéria, gosto de buscar no You Tube sobre um tema e depois partir p/ a leitura dos livros Pra mim, tem sido interessante assim.

    Qualquer coisa que precisar, estamos aí!

    Abração.
    Letícia curtiu isso.
  8. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Letícia curtiu isso.
  9. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Letícia, se ainda estiver em busca de cursinho preparatório, concordo com a dica do colega Fábio Júnior, referente a indicação do CERS (portal carreira jurídica do curso do Renato Saraiva) pois, no último mês, os excelentes Cristiano Chaves, Rogério Sanches e Renato Brasileiro se juntaram a outros professores excelentes que já compunham esse curso, aprimorando ainda mais.

    Hoje em dia, também estou indicando o CERS, embora tenha feito o CEAP (tbm on line) aqui no Rio para PGE/PGM, que também valeu muito a pena.
    Lia Souza e Fábio Jr curtiram isso.
  10. MuriloDoro

    MuriloDoro Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
Tópicos Similares: Sugestão Para
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Sugestão para defesa trabalhista - urgente. 18 de Maio de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sugestão de como resolver uma situação absurda num processo de arbitramento de honorários 22 de Fevereiro de 2022
Papo furado Sugestão 01 de Fevereiro de 2019
Fórum dos Neófitos Monografia Em Tributário - Sugestão De Livros 11 de Março de 2011
Política Carta Com Sugestão Caros Senadores, Vossas Excelências Estão Realizando A Construção Do Novo Código 20 de Agosto de 2010