Sem contestação/prazo para impugnação

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por João Rocha, 12 de Dezembro de 2016.

  1. João Rocha

    João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    34
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Srs.(as): a ré foi citada com prazo e advertências de que teria que apresentar contestação até a audiência de conciliação. Na AC do JEC a ré compareceu com procurador e preposto. O procurador alegou que tinha protocolado contestação, carta de preposição e forneceu o protocolo eletrônico. A ata foi emitida com a ciência do autor sobre esse protocolo e abriu prazo de 15 dias para o autor impugnar a contestação.
    Agora, a dois dias do fim desse prazo, nada de contestação ou carta de preposição. O protocolo devia ser de outro processo. Embora o processo seja conduzido no dever de colaboração e respeito entre as partes acho que o juiz pode entender que o autor precluiu do direito de pedir a decretação da revelia por falta da carta de preposição.
    Quanto à contestação não apresentada, ainda, devo impugnar genericamente para não perder o prazo ou aguardo até a AIJ?
  2. faro

    faro Membro Pleno

    Mensagens:
    182
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Doutor, ficou um pouco confuso... se a contestação não foi apresentada (se foi protocolada em outro processo não é problema seu) aos autos, não há nada para se manifestar. "O que não está nos autos, não está no mundo". Como se trata de processo eletrônico, quando o senhor acessa o sistema, não há contestação juntada? O que há juntado? Se eu fosse o senhor, atravessaria uma petição pedindo a revelia do réu por não ter juntado os atos constitutivos, a carta de preposto e a constestação. Mas faria isso pouco antes do horário da AIJ. Ou seja, se está marcada para quarta as 12h, juntaria pouco antes de sair para a audiência.
  3. João Rocha

    João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    34
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Obrigado pela resposta. Nem contestação, nem carta até o momento. O que consta é a ata da audiência como última movimentação.
    Sim, eu já pensei em peticionar só a questão da revelia e JAL, no último instante. Meu receio é a ré fazer o mesmo com relação aos documentos que faltam e contestação.
    A jurisprudência que tenho visto aqui em SC é que a contestação pode ser apresentada até antes da prolação da sentença, caso em que esta pode ser anulada por ter decretado a revelia por "excesso de rigorismo".
    Posso estar enganado, mas acho que tudo isso é estratégia da ré, pois sabe do potencial para anular a sentença em caso de revelia e, assim, atrasar o processo.
Tópicos Similares: Sem contestação/prazo
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PESSOA SEM HERDEIROS DIRETOS, PODEM SE DESFAZER DE BENS PARA NÃO DEIXAR A UNICA SOBRINHA? 23 de Setembro de 2016
Direito de Família Inventário sem bem registrado 31 de Agosto de 2016
Direito Administrativo Ato de direção, chefia e assessoramento sem prévio consentimento 04 de Agosto de 2016
Notícias e Jurisprudências Município não pode fechar escola sem obedecer Lei de Diretrizes e Bases 21 de Julho de 2016
Direito do Trabalho ASSINATURA DE CTPS RETROATIVA (TRABALHAVA SEM CTPS) COMO FAZER? JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL? 28 de Junho de 2016

Compartilhe esta Página