Restabelecimento De Pensão

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por AB2010, 11 de Março de 2013.

  1. AB2010

    AB2010 Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Sou novo na advocacia, e recebi uam indicação da defensoria federal para postular em prol de uma pensionista, cujo beneficio foi cancelado pelo INSS tendo em vista que sua filha entregou a sentença de separação judicial de seus pais ocorrido há varios antes do falecimento do pai. Ocorre que tal separação ocorreu realmente, porém 30 dias após a separação o casal voltou a conviver,razão porque não foi feita a averbação da separação, mas também não fizeram a reconciliação perante o juiz. A filha visando prejudicar a mãe, acabou indo ao forum e extraindo a sentenção de separação e entregando no INSS que de imediato cancelou a pensão da viuva. No meu ver o pleito consiste em provar a união estável, o que será facil pois há farta documentação capaz de provar isso. Até pensei e pedir reconcilição pos morte, mas acho que reconciliação é ato personalissimo e impossivel estando um dos conjuges mortos, embora a reconciliação ocorreu em vida. Mas minha duvida é: Litigo pela Justiça Federal, ou o faço pela Estadual, ja que existe outros problemas de sucessão? Porvando a união estável o Juiz Estadul poderá determinar ao INSS que reestabeleça a pensão por morte?
  2. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Já pesquisou algo na jurisprudência?

    Se provar a reconciliação, o juiz deve restabelecer a pensão por morte.


    INSS: Autarquia Federal.

    se não der certo o restabelecimento, pede alimentos à filha. Deserdação?

    Um caso absurdo esse aí.


    Um professor sempre dizia: Cuidado com o tapa que você da, você pode receber um mais forte.
  3. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    é possível ajuizar ação de concessão ou restabelecimento de benefício previdenciário (pensão por morte) na Justiça Estadual apenas no caso de a comarca não ter JF, caso tenha, a Federal é a competente. Basta provar a união estável até o óbito do segurado, para isto é necessário testemunhas, correspondências no mesmo endereço, dependência em plano de saúde ou seguro de vida, Uma dica é ver quem foi o declarante da certidão de óbito e ver se ele pode ser testemunha (há grande credibilidade no testemunho desta pessoa). Caso tenha muitas provas materiais é possível pedir a tutela antecipada. Outra dica é que o Juizado Especial Federal costuma ser muito mais rápido que a JF comum.
    gustavocastro curtiu isso.
Tópicos Similares: Restabelecimento Pensão
Forum Título Dia
Direito Previdenciário Restabelecimento de auxilio doença com pedido de aposentadoria ou novo pedido de auxilio doença? 13 de Novembro de 2015
Direito de Família Restabelecimento De Sociedade Conjugal 10 de Fevereiro de 2014
Direito Previdenciário Restabelecimento Do Auxílio Doença 17 de Maio de 2010
Direito Previdenciário Restabelecimento De BenefÍcio 01 de Julho de 2009
Arquivos antigos Restabelecimento - Auxílio Acidente 07 de Agosto de 2008