Resposta a Acusação - Defesa Preliminar

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por Samantha F. A. Aguiar, 12 de Fevereiro de 2018.

1. Samantha F. A. Aguiar

Samantha F. A. Aguiar Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Colegas, bom dia!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas, baseada na seguinte situação:

Minha cliente comprou uma foto "aparentemente" legal, com documento e tudo. Entretanto, ao ser parada numa blitz foi verificado que o documento é falso e a moto é roubada, foi solta sob fiança.
    1) Ocorreu a citação, porém a citação foi recebida pela mãe dela que é analfabeta e não a cientificou no prazo adequado, portanto o prazo de 10 dias para oferecer a defesa preliminar "aparentemente" já passou.
    a) Tendo em vista que, o réu foi citado no dia 01 de fevereiro, é contado somente os dias úteis? Caso não seja dias úteis, o prazo foi ultrapassado, sendo que estamos em período de carnaval?

b) Eu posso requerer a nulidade da citação? Vez que quem recebeu a citação não foi o próprio réu ou seu advogado? Com base na súmula 523, STF, e a defesa do réu foi prejudicada.

b) Em que momento eu posso arguir a nulidade?

c) O que eu posso alegar em defesa do réu? Vez que ela é somente uma vítima de uma lamentável situação. Posso alegar Erro de Tipo Escusável ou Invencível?

Peço encarecidamente a ajuda dos nobres colegas!

Att.,

Samantha Aguiar
Tópicos Similares: Resposta Acusação
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Resposta à acusação 25 de Janeiro de 2017
Direito Penal e Processo Penal Resposta à Acusação 14 de Julho de 2016
Direito Penal e Processo Penal URGENTE RESPOSTA A ACUSAÇÃO CITAÇÃO POR EDITAL 28 de Junho de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo legal para resposta de notificação extrajudicial 21 de Julho de 2015
Direito do Trabalho URGENTE - Resposta a Contestação Trabalhista 25 de Junho de 2015

Compartilhe esta Página