Responsabilidade Empreiteira Por Dívidas Da Subempreiteira

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por alxmoretto, 04 de Julho de 2013.

  1. alxmoretto

    alxmoretto Alexandre Moretto''

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Boa Tarde Colegas!

    Estou com uma situação bem delicada e gostaria da opinião de vocês!

    Fui procurado por uma empresa que fabrica materiais para construção. Esta vendeu materiais para uma subempreiteira, que realizava obras para uma empreiteira em determinada obra.. Ocorre que a subempreiteira não pagou a empresa e realizou inúmeras dívidas pela cidade antes de ficar insolvente, nem mesmo os sócios tem patrimônio algum. Ocorre que a Empreiteira esta ativa e bem, detendo muitos bens, CONTUDO, temos aquele pequeno probleminha que solidariedade não se presume, logo, estou meio sem opções aqui. Tenho conhecimento que esta Empreiteira que fica em outro estado, recebe intimações mas não vai à audiências, sempre se dá por revel. Minha dúvida é: Vale a pena fazer uma ação de conhecimento contra ambas, tendo em vista que a empreiteira será revel? lembrando que revelia é uma presunção de veracidade..

    Alguma luz?

    Agradeço muito aos colegas!
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezado, bom dia,

    Como bem pontuado, a solidariedade não se presume, advindo da lei ou do contrato.

    Na vasta jurispudência, quando há ações de cobrança nesse sentido, a primeira análise do magistrado é no sentido das notas fiscais juntadas na inicial não terem sido emitida pela construtora principal e também verificam de imediato a prova de que aqueles materiais foram utilizados naquela obra declinada na exordial.

    Assim, sem essas provas iniciais e sem contrato que preveja a solidariedade, infelizmente, a fornecedora dos materiais de construção amargam prejuízos... Condicionar a entrega dos materiais a um comprometimento por escrito da subempreteira e da empreiteira pode ser uma saída, mas também pode afugentar, já que outras tantas empresas entregam e somente a posteriori recebem, mas é um risco.
Tópicos Similares: Responsabilidade Empreiteira
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade de empresa-fornecedora frente a empresa em recuperação judicial 04 de Outubro de 2023
Notícias e Jurisprudências Atraso em voo por embarque de cadeirante não exclui responsabilidade de empresa aérea 25 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor RESPONSABILIDADE CIVIL POR FATO DE TERCEIRO 08 de Fevereiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade solidária? 21 de Setembro de 2019
Direito do Trabalho Responsabilidade da Tomadora de Serviços (Estabilidade) 08 de Julho de 2019