Reintegração de posse?

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Aline Almeida, 26 de Março de 2015.

  1. Aline Almeida

    Aline Almeida Membro Pleno

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Ceará
    Olá!
    Colegas, sou iniciante na advocacia.
    Fui procurada por um cliente que narrou a seguinte situação: ele namorava com uma garota, financiou um apartamento e durante o namoro permitiu que ela residisse nesse apartamento, ele continuou morando com sua mãe em outro bairro.
    Com o fim do relacionamento ele permitiu que a moça continuasse no imóvel, por ficar perto da faculdade dela, com a condição de que ela pagasse as parcelas do financiamento a título de aluguel, mas não formalizaram esse acordo por escrito.
    Ocorre que meu cliente descobriu que a moça não pagou nenhuma parcela do financiamento, como havia ficado acertado entre eles, dessa forma ele solicitou que a moça deixasse o apartamento, porém, ela se nega a sair.
    Lhes pergunto:a ação de reintegração de posse seria a medida mais adequada para o meu cliente reaver o imóvel?
    Serei muito grata se alguém puder me ajudar!
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Estou inclinado a entender exatamente como a senhora.
    Ad cautelam poderia ser uma boa ideia efetuar, antes, uma Notificação Extrajudicial, via Cartório de Títulos e Documentos, endereçada à ocupante do imóvel, deixando claro que cedeu graciosamente o apto, desde que o Notificada pagasse mensalmente as parcelas do financiamento. E como os pagamentos não foram adimplidos, solícita que desocupe amigavelmente o imóvel, no prazo de X dias, deixando-o nas condições em que o recebeu, sob pena de, não o fazendo sujeitar-se a desocupação forçada, via judicial, e nesse caso, arcar com todas as despesas, honorários e taxas que o signatário se vir obrigado, na guarda e conservação de seus direitos.