Reintegração De Posse + Usufrutuário + Nu-Proprietário + Inquilino

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Gisaaa, 10 de Fevereiro de 2012.

  1. Gisaaa

    Gisaaa Em análise

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros colegas, sou advogada a algum tempo, contudo tenho uma ação para ingressar que está me causando dúvidas de quem eu devo colocar no Pólo Passivo da demanda. Vou explicar abaixo o caso e se alguém tiver interesse em me ajudar, agradeço desde já.

    A situação é a seguinte:

    Meu cliente, Sr. João, é usufrutuário de um imóvel "X" que hoje é de propriedade de seu Neto Pedro. Contudo, o Pedro (neto) deixa o seu pai, Sr. Paulo, administrando o imóvel.

    O meu cliente, Sr. João, e o Sr. Paulo (pai de Pedro e filho de João) não são amigos.

    O Sr. Paulo impede qu
    e o Sr. João adentre no imóvel do qual é usufrutuário. E pior, o Sr. Paulo, firmou contrato de aluguel com uma terceira pessoa que vive como inquilino no imóvel hoje.

    Estudei sobre o caso e vi que o usufrutuário tem todo o direito de ingressar com uma Ação de Reintegração do Imóvel, porém minha dúvida é, contra quem?

    Contra o Pedro, neto do meu cliente, que é o nu-proprietário?
    Contra Paulo, pai de Pedro e filho de meu cliente, que é quem alugou o imóvel para terceiro? ou
    Contra o inquilino? (o que penso não ser o correto)

    Caso possam dar opiniões acerca do presente caso, agradeço a ajuda.
  2. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Gisa