Recurso multa - art 193 - transitar no acostamento

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por dougzin, 28 de Setembro de 2007.

  1. dougzin

    dougzin Visitante

    Pessoal, levei uma multa safada sem direito a reclamação e má intrepretação do oficial de transito! me ajudem a fazer um recurso!! :blink:

    A questão é a seguinte:

    Eu estava numa via aqui de Brasília, perto de um sinal. Eu, de moto, vi que o sinal tinha aberto e que o caminhão na minha frente demorou demais pra sair, mesmo não tendo ninguém na frente dele (o cara se embananou com a marcha lá, algo assim), eu então ultrapassei o caminhão pelo acostamento, e pra meu azar tinha um carro da policia rodoviária uns carros na frente. O que acontece é que fui enquadrado no art 193 do CTB que fala sobre transitar em locais pribidos (calçadas, jardins, acostamento etc) quando na verdade, a infração que cometi foi a do art 202 que fala sobre ultrapassar pelo acostamento.
    Conforme o art 281 tb do CTB, se a infração for incorente com o fato real, cabe a anulação da multa.

    Outro detalhe a ressaltar: à uns 4-5 metros de onde ultrapassei, há uma faixa de desaceleração para um retorno (aquelas que acaba o acostamento e na linha do mesmo começa mais uma faixa pra desaceleração para quem vai entrar no retorno). Local onde não é proibido trafegar.

    Eu não sei como montar um recurso descente, sou engenheiro civil, e meu conhecimento juridico é mínimo!! ;)

    A multa scaneada tá em anexo

    Por favor, peço a sua ajuda no caso.
    Muito grato.

    :)

    Arquivos Anexados:

  2. thiagoleiter

    thiagoleiter Visitante

    e ae Doug, beleza?!
    Cara sou do RS e me aconteceu a mesma coisa.. Tu conseguiste alguma coisa??
    Estou a procura ainda e se eu achar algo te informo.
    Se quisere anotar meu mail é
    thiagoleiter@yahoo.com.br
    abraço

    Thiago
  3. fabio f

    fabio f Visitante

    levei uma multa no mesmo dia e por coincidencia igual a sua...
    estou recorrendo alegando o art.280 inc.3
    no qual diz "caracteres da placa de identificação do veículo, sua marca e espécie, e outros elementos julgados necessários à sua identificação"
    pois como na sua multa não descreveram a cor da minha moto..
    sera que vai da samba recorrer pela cor que não foi descrita...
    isso que quero ver...meu prazo é até dia 12/10 pra recorrer...
    da pra alguem deixar uma opinião sobre esse caso se deferi ou não a multa ja que não foi descrito a cor da moto? é urgente mto obrigado
  4. kalashnikov

    kalashnikov Visitante

    meu caso foi similar.

    "ultrapassei" um veiculo pelo acostamento e fui enquadrado no 193. acontece q ele colocou q eu estava transitando pelo aconstamento na multa.

    ultrapassei pq ele reduziu de repente pra 40km na frente do posto rodoviario e eu nao ia conseguir frear. desviei e passei. adiante fui parado e autuado por um policial que nem presenciou o ocorrido...

    como o artigo confere com o q ele escreveu, acho q nao rola, mas tem algum jeito?? e é obvio q nao adiantou argumentar com o policial...

    a estrada estava vazia, nao estava trafegando pelo acostamento. nao tem sentido...
Tópicos Similares: Recurso multa
Forum Título Dia
Direito Administrativo Recurso de multas aplicadas pela vigilancia sanitaria 25 de Fevereiro de 2015
Direito Administrativo Recurso De Multa 07 de Abril de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ameaça De Multa Em Decisão Monocrática Viabiliza Recurso Especial, Ou Não? 27 de Fevereiro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recurso Contra Decisão Monocrática Do Relator Em Ed, Que Aplicou Multa 10 de Novembro de 2013
Direito Administrativo Indeferimento Recurso - Multa De Transito 16 de Julho de 2013

Compartilhe esta Página