RECURSO CABÉIVEL CONTRA INDEFERIMENTO DE LIMINAR EM HC!

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por souzaadvocacia, 17 de Junho de 2015.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas, muitas das vezes somos limitado a interposição de HC até o Tribunal de Justiça.

    Entretanto, a fim de expandir minha atuação, pretendo me aprofundar ao caso.

    Com isso, após um breve estudo sobre como proceder em caso de indeferimento de liminar e HC, vejo que tanto o STJ como o STF não estão admitindo a interposição de HC substitutivo.

    Desta feita, qual recurso cabéivel contra decisão a que se nega liminar em HC?
  2. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Não é muito a minha praia, mas eu creio que você ingresse primeiramente com o HC junto ao juízo que determinou a ordem de prisão ou para vara criminal da comarca na hipótese de prisão em flagrante, em que ainda não tenha sido distribuído inquérito ao juízo criminal. Em sendo negado o HC pelo juízo a quo, cabe HC junto ao tribunal, e posteriormente HCs ao STJ se a fundamentação é violação de lei ou ao STF se a violação é propriamente da constituição.
  3. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, bom dia.

    Como complemento:

    CPP. Art. 581 - Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:(...)X - que conceder ou negar a ordem dehabeas corpus; (...).

    CR/88. Art. 105 - Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
    (...)
    II - julgar, em recurso ordinário:
    a) os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória;
    (...).

    d) Recurso Extraordinário e Recurso Especial

    CR/88. Art. 105 - Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
    (...)
    III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:
    a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência;
    b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal;
    c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

    Cordialmente.
  4. Wander.Barbosa

    Wander.Barbosa Advogado - Pós Graduado em civil e Direito Penal

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Na prática, interponho HC no STJ contra essa coação. Algumas vezes dá certo, outras não...
Tópicos Similares: RECURSO CABÉIVEL
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Recursos cabíveis - Sem defesa em processo 20 de Junho de 2022
Direito do Trabalho recurso cabível exceção de preexecutividade rejeitada 11 de Março de 2021
Direito Previdenciário Posso fazer uma Perícia Social em Recurso Administrativo de Auxílio-Doença 26 de Agosto de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recurso Inominado: sucumbência 24 de Junho de 2020
Modelos de Petições Back- up; modelos de recursos para Multas de Trânsito 21 de Junho de 2020