Recurso Ao Agravo De Instrumento - Urgente!

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por raimundo, 11 de Setembro de 2012.

  1. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezados colegas,

    Preciso saber qual recurso posso impetrar à decisão monocrática em agravo de instrumento, que desprezou a violação constitucional dos direitos de ampla defesa e do contraditório e a quem posso endereçar?

    A decisão monocrática foi publicada ontem e preciso de uma ajuda urgente.

    Grato,

    Dr. Raimundo
  2. Mauricio Perucci

    Mauricio Perucci Em análise

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado Dr. Raimundo, bom dia:

    Cabe agravo interno também denominado/processado pelo regimento dos tribunais como "agravo regimental".

    A previsão legal está no § 1º do art. 557 do CPC, e o prazo é de 5 dias:


    Art. 557. O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior. (Redação dada pela Lei nº 9.756, de 17.12.1998)

    § 1[sup]o[/sup]-A Se a decisão recorrida estiver em manifesto confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior, o relator poderá dar provimento ao recurso. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 17.12.1998)

    § 1[sup]o[/sup] Da decisão caberá agravo, no prazo de cinco dias, ao órgão competente para o julgamento do recurso, e, se não houver retratação, o relator apresentará o processo em mesa, proferindo voto; provido o agravo, o recurso terá seguimento. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 17.12.1998)

    § 2[sup]o[/sup] Quando manifestamente inadmissível ou infundado o agravo, o tribunal condenará o agravante a pagar ao agravado multa entre um e dez por cento do valor corrigido da causa, ficando a interposição de qualquer outro recurso condicionada ao depósito do respectivo valor. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 17.12.1998)



    Atenciosamente.



    Mauricio Perucci

    Advogado

    MATTAR E PERUCCI SOCIEDADE DE ADVOGADOS

    Avenida Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, nº 150,térreo, sala 10 Edifício Galleria Plaza CEP 13091-611 – Campinas/SP Fone (19)3707-1628 Mobile (19) 9124-0909

    e-mail: mperucci@terra.com.br
  3. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom dia Dr.

    Contra o indeferimento de Agravo de Instrumento, cabe Agravo Regimental , no prazo de 5 dias ao órgão competente para o julgamento. Observe os artigos 557 e parág e 558 do CPC.

    boa sorte!!!

  4. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezado Dr. Maurício,

    Agradeço a sua intervenção e gostaria de saber se posso impetrar mandado de segurança, por envolver questão constitucional e, se possóvel, para quem?

    Obrigado,

    Dr. Raimundo
  5. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezado Dr. Ribeiro Leão,

    Agradeço a sua intervenção e gostaria de saber se posso impetrar mandado de segurança, por envolver questão constitucional e, se possível, para quem?

    Obrigado,

    Dr. Raimundo
  6. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Dr. convém lembrar do entendimento de que o MS não pode ser utilizado como substitutivo de recurso. Assim, cabível o agravo regimental. O MS teria sua petição inicial indeferida, conforme entendimento do STJ.
  7. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil

    Boa tarde Dra. Lia,

    Agradeço a sua manifestação. A minha preocupação é quanto à penalidade que o meu cliente possa ter, caso o relator considere minhas argumentações infundadas ou inadmissíveis, uma vez que, não tenho tantos argumentos para defender uma inconstitucionalidade, ou seja, de violação aos direitos de ampla defesa e do contraditório.

    A Sra. ou alguém poderia me informar que critérios o relator pode aplicar estas penalidades, conf. art. 557, § 2[sup]o, do CPC?

    Grato,

    Dr. Raimundo[/sup]

  8. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil

    Boa noite,

    O agravo regimental também deve ser avisado a interposição ao juizo "a quo", como no agravo de instrumento?

    Grato,

    Dr. Raimundo
  9. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
  10. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Obrigado!
Tópicos Similares: Recurso Agravo
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Recurso Ordinário ou Agravo de Petição - Emb. de Terceiro 19 de Novembro de 2019
Direito do Trabalho Recurso de revista negado - Agravo de instrumento 19 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual o recurso cabivel em agravo interno? 01 de Agosto de 2018
Direito do Trabalho CONTRAMINUTA DE AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA 10 de Maio de 2018
Direito Administrativo Recurso em face de agravo. 02 de Março de 2016