Quando Viuva Meeira É Tambem Herdeira?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Rainier Dantas, 27 de Junho de 2012.

  1. Rainier Dantas

    Rainier Dantas Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Sou recem formado e estou com uma duvida, quando é que a Viuva meeira tambem é herdeira? nao consgio achar jurisprudencia. nem doutrina pra me fortalecer em argumentos solidos e edficados, no caso. gostaria muito que pudesse me ajudar.
    Sendo todos os bens adquirido depois do casamento, e o regime foi o regime parcial de bens. Vejo que ha duas teses: 1. A viuva é herdeira e meeira. 2. A viuva só é herdeira daquilo que não é meeira.

    agradeço antecipadamente a nobre ajuda!
  2. MENDES R

    MENDES R Membro Pleno

    Mensagens:
    33
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    No regime de comunhão parcial o cônjuge supérstite só será herdeiro se o de cujus houver deixado bens particulares . Do contrario será apenas meeiro. Esta é a redação expressa do artigo 1829 do código civil
  3. ale allves

    ale allves Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    apenas para complementar a resposta acima...


    Bens particulares são aqueles que pertencem a apenas um dos cônjuges e não integram a meação. O rol de bens particulares está contido no artigo 1659 do Código Civil. Assim, os bens que o cônjuge já possuía antes do casamento, ou aqueles que receber por doação após o casamento são bens particulares.





  4. Diego Emmanuel F. Pinheiro

    Diego Emmanuel F. Pinheiro Advogado e empreendedor

    Mensagens:
    169
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Apenas para complementar a resposta dos caros colegas acima, o instituto da "meação" é de Direito de Família, enquanto o instituto da "herança" é de Direito das Sucessões, ou seja, a viúva pode ser meeira e herdeira ao mesmo tempo a depender do regime de casamento bem como de outras condições.

    Exemplo: H (homem) e M (mulher) eram casados pelo regime da comunhão universal. H morre, deixando patrimônio de cem mil reais. M terá direito a cinquenta por cento do total do patrimônio, a título de meação, em virtude do regime matrimonial e terá direito, ainda, a concorrer sobre o outro quinhão (os outros cinquenta por cento) com os demais herdeiros necessários, testamentários e/ou legatários de H, na proporção de seus respectivos quinhões, sendo que a viúva concorrerá, nos termos do art. 1790 do CCB/2002, na mesma proporção dos filhos.

    Até mais.
Tópicos Similares: Quando Viuva
Forum Título Dia
Direito Administrativo Efeitos da ação individual quando já existe ação civil pública 21 de Agosto de 2015
Direito do Trabalho Como funcionam as faltas quando trabalhador é plantonista? 24 de Julho de 2015
Papo furado Quando a Vaca vai pro brejo... 09 de Junho de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor É viável ação revisional de contrato para consórcio quando há inadimplemento do consorciado? 12 de Maio de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recurso Contra Liminar quando a parte ré não foi citada 26 de Fevereiro de 2015

Compartilhe esta Página