PROCESSO DISCIPLINAR

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por Mila Moreira, 27 de Junho de 2014.

  1. Mila Moreira

    Mila Moreira Membro Pleno

    Mensagens:
    62
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Colegas, trago um questionamento que me foi feito a respeito da pena de SUSPENSÂO no processo disciplinar ético da OAB.

    O Estatuto da OAB aduz que o advogado será excluído da classe caso tenha sofrido 03 penalidades de SUSPENSÃO.

    O que foi questionado, e sinceramente, eu não soube responder com veemência:

    - Sofrida a primeira pena de SUSPENSÃO,essa nunca mais será apagada do registro funcional? - Em outras palavras, se um advogado sofreu uma SUSPENSÃO há 35 anos atrás, depois sofreu outra há mais de 20 anos e agora, em 2014 está sujeito a sofrer uma nova SUSPENSÃO, elas serão cumulativas para a aplicação da pena de EXCLUSÃO, mesmo que as primeiras já foram há muitos anos atrás?

    Agradeço desde já pela atenção e ajuda de todos.

    Muito obrigada,

    Mila
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:

    Questionamento deveras interessante...

    Posso estar equivocado, mas tenho para mim que, via de regra, nenhuma punição é eterna, muito menos as eventualmente sofridas por um profissional do Direito.

    Logo, todas elas se submeteriam as regras prescricionais.

    Que, no caso, me parece ser quinquenal.

    É o que se colhe da sumula 01/2011 do Conselho Pleno da OAB

    Mais subsídios podem ser encontrados nesse link :

    http://www.oab.org.br/content/pdf/sumulas/sumula012011cop.pdf



    www.goncalopg.wix.com/avaliador
Tópicos Similares: PROCESSO DISCIPLINAR
Forum Título Dia
Direito Administrativo Prova ilícita em processo adm disciplinar 10 de Agosto de 2018
Direito Administrativo Do Processo Administrativo Disciplinar 19 de Fevereiro de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbência em AJG em processo antigo 07 de Dezembro de 2023
Direito do Trabalho Neófito em Processo Trabalhista 04 de Julho de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direitos consumidor processo devolução produto com defeito 13 de Maio de 2023