Processo de Guarda de Menor - Me ajudem

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Visitante_Paula, 09 de Junho de 2005.

  1. Visitante_Paula

    Visitante_Paula Visitante

    Prezados Colegas:

    Preciso de esclarecimentos, quem puder por favor me ajude.


    Meu namorado está com um processo em andamento para obter a guarda definitiva do seu filho de 2 anos, ele já tem a guarda provisória.

    O que ocorre é que a mãe da criança tem problemas psicológicos, os quais se agravaram com a separação, na época ela ameaçou por inumeras vezes de se matar, chegando até mesmo a fazer a tentativa, nessa época ela foi internada numa clinica psiquiatrica e lá ficou sob cuidados por 21 dias.

    Mesmo depois que teve alta ela fez novas ameaça, agora ameaçando matar o próprio filho, caso eles não reatassem o casamento.

    Com todos esse histórico e cercado de provas, ele ajuizou o pedido de guarda, e foi concedido imediatamente devido a gravidade da situação.

    A criança se encontra sob os cuidados do pai a quase 1 ano, se encontra bem e feliz, pois o pai e os avós paternos lhe cobrem de carinho e amor.

    Hoje o processo está em fase de perícia, a assistente social indicou perícia psiquiatrica em ambos os genitores e o juiz acatou. Até o dia de hoje a pericia não foi marcada ainda, mais o processo já se encontra no Departamento Médico da Justiça.

    A minha duvida são as seguintes:
    1 - Com base em todas essas provas e ainda mais testemunhas, existe a possibilidade do juiz devolver a guarda para a mae, mesmo que esses surtos de desequilibrio venha acontecendo até os dias de hoje???

    2 - Qual a duração média de um processo desses em primeira instancia??

    3 - A mãe da criança foi diagnostica como tendo "Disturbio de Humor Bipolar", e possivelmente outras doenças de desequilibrio, isso pesa muito da decisão do juiz?

    4 - Existe mais alguma coisa que o meu namorado possa fazer para que assegure que o filho vai continuar com ele??

    Desde já agradeço do fundo do coração pelas respostas e por favor me ajudem a ajuda-lo.

    Paula
  2. Prezada Paula,

    Inicialmente, devo esclarecer que o Juiz e o Promotor fazem uma análise de toda situação para que possam modificar a guarda ou não. Diante de tal situação, não vejo outra alternativa para a criança.

    Logo, se o pai possui melhores condições para ter a guarda, ele continuará com esse direito. Não resta dúvida quanto a isso, já que existem nos autos indícios de que realmente a mãe possui um desvio mental.

    Não tem como precisar a duração, mas eu posso adiantar que vai ser muito difícil para a genitora ter de volta a guarda. O pai tem a justiça ao seu lado, pois este parece ser a pessoa mais adequada para educar a criança.

    Portanto, sugiro muita calma e tranqüilidade.

    Vai acabar tudo bem...

    Espero ter ajudado.

    Alessandra Costa
    Advogada
Tópicos Similares: Processo Guarda
Forum Título Dia
Direito de Família Processo guarda 18 de Dezembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Juiz aguarda decisão de recurso especial em processo distinto por tratar-se de mesmo objeto 12 de Novembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor processo aguardando juntada 20 de Novembro de 2008
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbência em AJG em processo antigo 07 de Dezembro de 2023
Direito do Trabalho Neófito em Processo Trabalhista 04 de Julho de 2023