Prevaricação Em Processo Civil

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por raimundo, 02 de Outubro de 2013.

  1. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezados colegas,

    Estou com um caso, na área penal, que não é o meu campo tradicional de atuação, e preciso da ajuda dos que militam na área. O caso é o seguinte:

    Fui procurado por um cliente, que substabeleceu seu procurador, em Processo Civil e, agora, me escolheu em seu lugar, mas me trouxe alguns fatos que ocorreram no Processo Civil, em ação por danos morais, quais sejam: em recurso de agravo de instrumento, de apelação não admitida na 1ª instância, no julgamento do agravo regimental, um dos juízes da turma julgadora já havia proferido decisão em 1ª instância na mesma ação e, por esta razão, o advogado anterior pediu a sua substituição, em requerimento ao relator, no prazo de 5 dias, antes da sessão de julgamento, como é determinado no regimento interno, mas o cartório não juntou nos autos o requerimento antes do julgamento e veio o julgamento e o indeferimento do agravo regimental não por V. U. e aquele juiz foi um dos votos que determinou o indeferimento.

    A pergunta que faço é a seguinte:

    É cabível queixa-crime por prevaricação contra o responsável pelo cartório, que não juntou o requerimento, ou não?

    Agradeço a atenção.

    Atc.,

    Raimundo
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, bom dia.

    Cabível eu não tenho dúvidas que seja, mas fica as perguntas:

    Havia um motivo justificado (interesse pessoal) para que o responsável pelo cartório retardasse o ato de ofício ?
    Se isto poderá ser provado, vá em frente !

    Ou foi apenas negligência de um servidor subalterno (coisa que ocorre com frequência) ?
    Neste caso, a situação é mais complicada.

    Cordialmente.
  3. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa tarde,

    O fundamento dever ser bastante razoável e com prova robusta, principalmente diante do fato que até mesmo o STJ já se posicionou externando que determinado servidor não era desidioso, mas, havia cometido mero equívoco ao lançar no sistema e no DO uma sentença de forma errada com condenação do Estado por litigância de má-fé, o que não tinha ocorrido. Afirmou ainda o STJ que o excesso de processo teria feito com que o servidor praticasse os erros não de forma intencional.
  4. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Caro JRPRibeiro,

    Agradeço pela informação. Acho que devo ter mais elementos para tanto.

    Abraços,

    Raimundo
  5. raimundo

    raimundo Membro Pleno

    Mensagens:
    396
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezado R.Cesar,

    Agradeço pela informação.

    Abraços,

    Raimundo
Tópicos Similares: Prevaricação Processo
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Omissão De Socorro Ou Prevaricação ? 28 de Outubro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbência em AJG em processo antigo 07 de Dezembro de 2023
Direito do Trabalho Neófito em Processo Trabalhista 04 de Julho de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direitos consumidor processo devolução produto com defeito 13 de Maio de 2023
Direito do Trabalho Recursos cabíveis - Sem defesa em processo 20 de Junho de 2022