PRESCRIÇÃO MULTA TRÂNSITO

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Socorro Sales, 25 de Julho de 2007.

1. Socorro Sales

Socorro Sales Em análise

Estado:
    Pará
    Por favor, se alguém poder informar: Qual o tempo de prescrição de uma multa de trânsito?
    1. Multa de 2005, que só agora tomei conhec.;
    2- Multa que está com recurso/efeito suspensivo até o momento não julgado (há um ano)
    Grata!
  2. Fernando Zimmermann

Fernando Zimmermann Administrador

Estado:
    São Paulo
    Saudações,

1 - a notificação deve ser expedida no prazo máximo de 30 dias a contar da autuação. Portanto, se a multa se deu em 2005, e até o presente momento não houve notificação, a mesma estará prescrita.

CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO
    Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.
    Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:
    I - se considerado inconsistente ou irregular;
    II - se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação

2 - O Recurso administrativo à autoridade de trânsito não prevê data máxima para julgamento, sendo somente disciplinado que se não for julgada em 10 dias será concedido efeito suspensivo ao recurso.

Tratando-se de recurso de uma decisão da JARI, o mesmo deve ser julgado em no máximo 90 dias, sob pena de provimento compulsório.

Abraços,
  3. Socorro Sales

Socorro Sales Em análise

Estado:
    Pará
    Grata pela informação. Ajuda-me bastante.
    Se voce tiver modelo de recurso pela não autuação neste prazo, por favor, se não pedir demais, poderia enviar-me.
    Mais uma vez, grata.
  4. Katie coelho

Katie coelho Em análise

Estado:
    Brasília-DF
    fui notificada de uma infração de trânsito no inicio de 2006. Recebi a notificaçao da infraçao e recorri. Alguns dias depois foi dado efeito suspensivo ao recurso. Não sei se porque ultrapassou os dez dias para julgamento, ou se concederam a suspensão que pedi até o julgamento de uma açao interposta pelo ministerio publico e que teve liminar concedida para dar efeito suspensivo à multa, que foi até o STF que confirmou a liminar e deu efeito erga ominis. Ocorre que nao houve julgamento da minha defesa e nem da açao civil publica. Quanto tempo terei que esperar? Em quanto tempo ocorrerá a prescrição?
    O detran pode criar algum impecilho pars a transferencia do veiculo?
Tópicos Similares: PRESCRIÇÃO MULTA
Forum Título Dia
Direito Administrativo Prescrição De Multas No Ctb 10 de Outubro de 2013
Artigos Jurídicos Os Expurgos Inflacionários E A Prescrição Da Multa De 40 % Sobre Os Depósitos De Fgts 31 de Janeiro de 2012
Artigos Jurídicos Os Expurgos Inflacionários E A Prescrição Da Multa De 40 % Sobre Os Depósitos De Fgts 28 de Janeiro de 2011
Arquivos antigos Prescrição de Multas alguem sabe 21 de Setembro de 2006
Direito Administrativo Prescrição Intercorrente em Processos Administrativos de Trânsito 10 de Dezembro de 2014

Compartilhe esta Página