Posse de restos de um cadáver (ossos)

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por francesco lattarulo, 16 de Maio de 2018.

  1. francesco lattarulo

    francesco lattarulo Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Prezados, boa tarde.

    Alguns dias atrás, um colega meu da faculdade (medicina) me chamou para estudar anatomia e me disse estar de posse de um esqueleto humano quase completo. Perguntando-lhe a origem dos ossos, ele afirmou que lhes foram cedidos por outro estudante que por sua vez recebeu de um professor. Pelo que foi me passado, eles pertenciam a um indigente morto décadas atrás, cujo corpo foi cedido à faculdade de Medicina e foi utilizado, desde então, para estudos de anatomia e afins.

    Minha pergunta é: possuir ossos é crime? Pesquisei e verifiquei que o único tipo penal que poderia ser debatido é o "vilipêndio de cadáver", já que este se estende até os ossos. Porém, por ser um crime cuja vítima não é a pessoa em si, a pessoa a quem pertenciam os ossos, mas sim os parentes próximos, amigos, etc. que poderiam se sentir lesados e/atingidos por esse "desrespeito" ao cadáver, por essa razão, ao meu ver não haveria como encaixar esse caso neste tipo penal.

    Saudações,
    Francesco
  2. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Francesco, vide o artigo que escrevi sobre este assunto e que foi publicado no site Sala de aula Criminal, bem como na página Advocacia André Pereira.
  3. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    AP Advocacia curtiu isso.
  4. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
Tópicos Similares: Posse restos
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Reintegração de Posse 01 de Julho de 2020
Direito de Família Divórcio: imóvel de posse 21 de Maio de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor reintegraçao de posse 27 de Novembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor inventário de direitos possessórios e usucapião 24 de Outubro de 2019
Direito de Família Posse e inventário 18 de Março de 2019