Pensão por Morte

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por Aline Almeida, 08 de Janeiro de 2015.

  1. Aline Almeida

    Aline Almeida Membro Pleno

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Ceará
    Boa noite!

    Caros colegas, não tenho muita experiência na área previdenciária mas fui procurada por uma senhora para solicitar um alvará para retirar o saldo do PIS do marido falecido.
    Ao me contar sua história, ela me informou que o marido, falecido em meados de novembro de 2013, ao falecer tinha sido aposentado com o benefício do LOAS por ser pobre, três meses antes de sua morte. A filha dessa senhora me informou que foi ela quem acompanhou o pai ao INSS para solicitar a aposentadoria deste, e me disse que ele tinha 32 anos de contribuição comprovados em carteira e 65 anos de idade, ela disse que na realidade o pai havia trabalhado com CTPS assinada por 37 anos, mas a última empresa em que havia trabalhado havia falido sem dar baixa na carteira do contribuinte e ela informou a situação ao técnico que os atenderam, e segundo ela, o técnico lhe disse que se ela mesma tivesse assinado na carteira do pai a data da rescisão ele não iria dizer nada, mas não poderia permitir que ela o fizesse na sua frente. E após menos de um mês de deferido o benefício, o falecido foi acometido de um câncer que o levou rapidamente ao óbito, a filha disse que quando estava no hospital em que o pai tratava do câncer, alguém lhe disse que ele poderia solicitar o cancelamento do beneficio e solicitar um auxílio-doença (o qual daria o direito a pensão por morte à viúva), ela afirmou que no mesmo dia foi ao posto do INSS procurar mais informações, disse que ao conversar com uma pessoa do INSS esta lhe informou que não havia mais senha para atendimento e que provavelmente não seria possível fazer a alteração do beneficio, então como a família estava abalado com a doença do varão, não retornaram ao INSS novamente.