advogado correspondente brasilia

Pensão Alimentícia Para Maior De 23 Anos Superior

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por LFCA3, 03 de Março de 2009.

1. LFCA3

LFCA3 Em análise

Estado:
    Rio de Janeiro
    Apesar da busca feito no fórum, não achei algo que responda a minha pergunta, que segue abaixo:

Tenho 23 anos e acabei de me formar em nível superior. Gostaria de saber se posso continuar recebendo a pensão alimentícia de meu pai (pelo menos até os 24 anos), pois não tenho condições de me sustentar e minha mãe, mesmo viva e com a mesma profissão que meu pai, tem muitos problemas de saúde e não me ajuda.

Em tempo, a pensão é descontada diretamente do recebimento dele, um funcionário publico federal que não fala comigo.

Além, o processo para cessar a pensão depende de juiz ou ele pode tirar e eu nem ficar sabendo?

Observação: não desejo receber a pensão para vida toda ou explorar ninguém, apenas iniciar a minha vida profissional, pois tá extremamente complicado.
  2. Evandro

Evandro Membro Pleno

Estado:
    Minas Gerais
    Caro, LFCA3

A exoneração da pensão alimentícia só poderá ser concedida com ordem judicial, caso o seu pai proponha uma ação judicial desejando a exoneração da pensão alimentícia, será garantido a você o contraditório, ou seja, caso realmente necessite da pensão, você deverá demonstrar a necessidade em continuar a receber a pensão.

Assim é a Súmula 358 do Superior Tribunal de Justiça:

“O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos”.

Em dúvida, procure o advogado de sua confiança em sua cidade.

Espero que tenha ajudado.
  3. LFCA3

LFCA3 Em análise

Estado:
    Rio de Janeiro
    Olha, ajudou muitíssimo.
    Tinha dúvidas, pois não tenho contato com meu pai e o desconto sai direto do pagamento dele (para a conta da minha mãe, pois ganho pensão desde a separação do casal).

Irei procurar um advogado, sim, no JEC e agradeço pela resposta.
  4. drrafaelfeliciojr

drrafaelfeliciojr Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    No JEC você não irá encontrar um advogado para lhe ajudar neste sentido.
  5. LFCA3

LFCA3 Em análise

Estado:
    Rio de Janeiro
    Onde posso encontrar um que não me renda custos, pois, no momento, não consigo arcar.
  6. drrafaelfeliciojr

drrafaelfeliciojr Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Na Defensoria Pública.
  7. LFCA3

LFCA3 Em análise

Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigado. Irei ver.
Tópicos Similares: Pensão Alimentícia
Forum Título Dia
Direito de Família Reserva de Créditos Trabalhistas de Pensão Alimentícia 21 de Agosto de 2017
Direito de Família Acordo extrajudicial de pensão alimentícia 21 de Julho de 2017
Direito de Família Revisional - Redução - Pensão Alimentícia 03 de Julho de 2017
Direito de Família Pensão alimentícia, guarda... 28 de Junho de 2017
Direito de Família Pensão Alimentícia - Recebimento de Precatório do Alimentante 04 de Junho de 2017

Compartilhe esta Página