Penhora de Empréstimo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Anderson B Silva, 11 de Junho de 2014.

  1. Anderson B Silva

    Anderson B Silva Membro Pleno

    Mensagens:
    60
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia caros colegas,
    Venho pedir um parecer para o seguinte caso:
    O cliente tem ação de execução de alimentos tramitando, nos últimos andamentos contestamos os cálculos do contador, o juiz recebeu a petição pediu manifestação do patrono da exequente e do MP, e, acatando pedido do MP, enviou novamente ao contador, que fez novo cálculo, imediatamente após, o juiz chamou à conclusão e penhorou a conta do cliente.
    Esclareço que a única intimação/publicação que ocorreu foi a de ordem de remessa ao contador em atendimento ao requerido pelo MP e após conclusão. Não fomos intimados para vistas ao novo cálculo.
    Pois bem, não obstante, foi informado que o valor penhorado se deve a um empréstimo feito por pedido da filha que fará um procedimento cirúrgico por motivo de saúde marcado para o final deste mês e o valor custearia cerca de 30% da quantia necessária, e seria pago por ela.
    Esclareço ainda, mesmo não tendo relação direta ao caso, que há trâmite de exoneração de alimentos deste caso, pois o cliente é idoso, tem família e conta apenas com aposentadoria de um salário mínimo e devido a um acordo mal feito e sem advogado há muitos anos atrás paga pensão de 15% à ex-esposa, que possuí imóveis de aluguel e na prática não necessita de pensão.

    Até o momento levantei hipótese de embargos de terceiro ou embargos à execução, porém os argumentos são frágeis. Gostaria de parecer sobre a medida mais adequada ao caso. Obrigado a todos.
Tópicos Similares: Penhora Empréstimo
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO. 16 de Janeiro de 2024
Direito de Família Juiz autoriza quitação de transação tributária com valores penhorados 25 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei dispõe sobre a impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórd 11 de Maio de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora de Bens se Sócios e Empresas (URGENTE) 23 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora online 13 de Julho de 2019