Obras Necessárias Conjuntas Com Voluptuarias

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por rafaelraj, 10 de Outubro de 2012.

  1. rafaelraj

    rafaelraj Membro Pleno

    Mensagens:
    84
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde caros colegas, estou com a seguinte dúvida:

    No caso de um condominio edilicio, onde, indiscutivelmente se tem uma obra necessária para manutençao de fachada, o sindíco resolve juntamente com esta, alterar o material utilizado na mesma (apenas a titulo de exemplo, troca de concreto armado para granito), aumentando assim o custo da obra em 6x; como seria possível dissociar a obra necessária (manutenção da fachada), da voluptuária (troca do concreto armado por granito)?
  2. Gustavo Jr

    Gustavo Jr Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Sr. Rafael,

    Na qualidade de administrador de empresas e com base em minha experiência enquanto sócio gerente de uma empresa prestadora de serviços de construção civil, e condômino (membro de conselho consultivo e comissão de obras); comento:

    1) Deve prevalecer o que se encontre determinado na Convenção do Condomínio. Pressupondo que a convenção de seu condomínio estabeleça a obrigatoriedade de aprovação prévia por 2/3 dos condôminos; este é o primeiro passo para alegar necessidade de revisão da providência adotada (supostamente de modo arbitrário) pelo Síndico.

    2) Considerando que a obra em questão compreenda qualquer serviço envolvendo execução ou intervenção em concreto armado; esta sujeita o Contratante à NBR 16.280 (Decreto lei 37.426/13; Lei Complementar 126/13 e 6.400/13); pressupondo a contratação de um engenheiro civil ( especialmente com especialização em cálculo estrutural, conforme o caso parece indicar). Caso a obra não atenda aos dispositivos, poderá estar sujeita à embargo. Neste caso recomendo contato junto à Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e ao CREA/RJ. Não obstante a possibilidade de que o síndico do condomínio possua competência para decidir sobre a troca de determinado material no decorrer da obra (Engenheiro Civil, Arquiteto); tal fato deverá constar do projeto e ART registrada junto ao CREA/RJ. Ou seja, se não está previsto não pode ser executado. Se não está aprovado pela AGE, idem. Segundo a legislação vigente, o síndico responde cível e criminalmente no caso de algum sinistro.

    Deixarei a fundamentação jurídica para alguém com tal competência; reconhecendo a grande dificuldade em evitar-se a conduta equivocada por síndicos de condomínio que se revestem de um poder que não lhes foi outorgado.

    Atenciosamente,
    Gustavo E.Santo Jr.
  3. Gustavo Jr

    Gustavo Jr Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Sr. Rafael,

    Em aditamento à minha mensagem anterior, sugiro consulta ao texto da lei 4.591/64, capítulo III, " Das despesas do Condomínio", onde se lê:

    § 4º As obras que interessarem à estrutura integral da edificação ou conjunto de edificações, ou ao serviço comum, serão feitas com o concurso pecuniário de todos os proprietários ou titulares de direito à aquisição de unidades, mediante orçamento prévio aprovado em assembléia-geral, podendo incumbir-se de sua execução o síndico, ou outra pessoa, com aprovação da assembleia

    Em complemento recomendo leitura do site abaixo:

    http://www.scavone.adv.br/o-quorum-para-aprovacao-de-obras-nos-condominios-edilicios.html

    Atenciosamente,
    Gustavo E.Santo Jr.
  4. rafaelnparanagua

    rafaelnparanagua Advogado Correspondente em Brasília

    Mensagens:
    100
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Excelente Dr!

    É isso mesmo!.

    Att.

    Rafael Paranaguá

    advogado correspondente em brasilia
  5. Gustavo Jr

    Gustavo Jr Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Agradeço sua importante contribuição. Podemos construir um mundo mais justo e equilibrado à medida que as pessoas contribuam e colaborem umas com as outras
    Obrigado
Tópicos Similares: Obras Necessárias
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Assistência Multidisciplinar de Saúde da Petrobrás - Competência 19 de Novembro de 2014
Direito Administrativo Ação Cominatória Para Município Realizar Obras De Contenção De Encostas 07 de Fevereiro de 2013
Direito do Trabalho Obras E Autores Recomendadas 06 de Junho de 2012
Fórum dos Neófitos Indicações De Obras De Prática Júridica 23 de Abril de 2012
Artigos Jurídicos Contrato De Empreitada De Obras 06 de Agosto de 2010