OAB tem que ser mais atuante em favor da classe dos advogados

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por sergio furquim, 24 de Dezembro de 2014.

  1. sergio furquim

    sergio furquim Membro Pleno

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    O que notamos no meio judiciário é que algumas pessoas acham que sua caneta é a mais valiosa do planeta, porque colocam muitas pessoas inocentes em situações difíceis e ainda acham que o advogado é um mero despachante onde sua inicial às vezes fica anos sem solução.

    OAB tem que ser mais atuante em favor da classe dos advogados

    O advogado é uma peça essencial para a Justiça, sem advogado não há Justiça. O advogado e o fiscal do Judiciário devem estar em contato com os problemas do dia a dia que acontece no fórum, processos que não são despachados há muito tempo, e sem contar as decisões, sentenças muito morosas. Tudo isto deve ser repassado para o representante da OAB local que deverá tomar as providências.

    Mas ocorre que muitos advogados não levam o conhecimento da OAB por medo de represália. Por isso que nossa Justiça é considerada morosa , não há uma cobrança por parte da OAB para que a Justiça seja mais eficiente.

    A Justiça reclama que há falta de juízes para suprir a demanda de processos, mas isso é fácil de resolver, basta abrir concursos para suprir a demanda.

    A OAB é o grande instrumento com que contam os advogados para enfrentar os numerosos desafios desta etapa da vida brasileira.

    E é preciso fortalecê-la, para que continue sendo não apenas um órgão de representação classista, mas, sobretudo, o que tem sido desde sua fundação: um instrumento a serviço do Estado de Direito e da cidadania.

    Ordem dos Advogados do Brasil deve cobrar que sejam abertos concursos para juízes para suprir a demanda de processos. Não é possível apenas um juiz em comarca do interior ter sob sua responsabilidade de 10 a 12 mil processos . Isto é desumano e quem é prejudicado são as pessoas que necessitam de justiça.

    Por isso queremos uma OAB fortalecida e, ao mesmo tempo, preocupada com a classe trabalhadora para que as prerrogativas dos advogados sejam respeitadas.
Tópicos Similares: OAB tem
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos Tem carteira da OAB mas não tem carro? As coisas serão um pouco mais difíceis para você... 24 de Setembro de 2014
Notícias e Jurisprudências Oab Apoia Pec Que Mantem Poder De Investigação Criminal Só Na Polícia 10 de Abril de 2012
Notícias e Jurisprudências Advogado Obtém Inscrição Na Oab Mesmo Sem Aprovação Em Estágio Profissional 01 de Julho de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor OAB 11 de Janeiro de 2019
Direito Constitucional URGENTE! - SEGUNDA FASE OAB 18 de Abril de 2017