O Inventariante Pode Ser Impedido De Retirar Alvará Judicial Que Esteja Em Seu Nome?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por lukaz, 25 de Outubro de 2010.

  1. lukaz

    lukaz Membro Pleno

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezados,

    Boa noite.

    Semana passada passei por uma situação inédita.

    Minha mãe e meus tios estão movendo o inventário do meu avó.

    Ocorre que na semana passada foi dísponibilizado um alvará para que possamos levantar certa quantia da conta do meu avó, inventariado, para pagar as custas processuais.

    Como aluno esforçado do curso de direito que sou, e prestes a me formar, sei que o alvará pode ser retirado pelo próprio inventariante ou pelo patrono legalmente constituído.

    No presente caso, o inventariante é meu Tio. Contudo, quando vi que o alvará estava disponível, disse a ele que poderia ir até o cartório para retirá-lo.

    Porém, qual não foi a minha surpresa quando ele me liga e diz que os funcionários não o haviam deixado retirar o alvará. Disseram que somente o patrono poderia retirá-lo.

    Pois bem, diante deste fato eu lhes pergunto, pode o Juiz ou Escrivão da Serventia, determinar que somente os patronos estão autorizados a retirar alvarás que sejam disponibilizados por aquele determinado juízo??


    Um abraço,

    Lucas
Tópicos Similares: Inventariante Pode
Forum Título Dia
Direito de Família Quem pode ser Inventariante Dativo e parceria em SP 28 de Outubro de 2019
Direito de Família Pode O Inventariante Ser Procurador Dos Demais Herdeiros Num Inventário? 18 de Fevereiro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Arrolamento - decisão negou retirada de veículo pelos herdeiros da casa da inventariante 07 de Agosto de 2020
Direito de Família Prestação de contas de inventariante 07 de Setembro de 2018
Direito de Família Inventário bens ocultados pelo inventariante 17 de Maio de 2018