Monografia

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por knossus, 14 de Março de 2012.

  1. knossus

    knossus Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Caros colega, estou prestes a terminar o curso e gostaria de pedir ajuda nessa matéria tão importante que é a monografia ou TCC.
    Estou muito interessado em fazer este trabalho envolvendo alguma materia do ministério público, pois pretendo fazer concurso para o MP.
    Se vocês, nobres colegas tiverem alguma dica de assunto ou mesmo um tema estarei aberto as idéias.
    Desde já, Agradeço a atenção de todos.

    Abraços
  2. Joseluizsp

    Joseluizsp Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde, eu te indico fazer uma pesquisa sobre as atribuições do principal membro do MP, o promotor público, e a partir daí delinear algo que você tenha mais afinidade e/ou gosta, pois terá que fazer uma boa pesquisa sobre o tema, e escolher o tema que mais te cativa.
  3. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá caro colega!
    Eu me identifico em alguns aspectos com você, mas vou dar umas dicas gerais antes.
    Estudo a pouco mais de 2 anos para concursos, o que me faz deparar com algumas questões mais interessantes do que aquelas visualizadas na prática do ofício como jovem advogado e vou tentar passar algumas. Todavia vale lembrar que o concurso é um caminho árduo que talvez não seja bom misturar agora já durante a graduação por alguns motivos, entre eles:
    1 - O tema deve apresentar preferencialmente uma boa gama de material para pesquisa;
    2 - o professor orientador deve ter alguma afinidade com a matéria ou com o aluno para que o serviço apresente um rendimento satisfatório além de tempo disponível;
    3 - não misture a monografia (mera etapa da graduação) com a preparação do concurso.

    Saliento esses detalhes, pois procurei um tema bom na minha época para sair da mesmice e tive alguns problemas. Não tinha onde pesquisar e tive que fazer o trabalho de forma dificultosa pela falta de entrosamento com a orientação. Fazer bonito na monografia é pedir pra bater a síndrome da folha em branco. Tenta pegar algo tranquilo para garantir a nota para aprovação como os demais e use o tempo que poupar para começar as noções introdutórias para prova da OAB e preparação do concurso que fará muita falta futuramente.

    Passando por esses pontos, lá vai algo para você pesquisar em torno e desencravar alguns temas:

    - Sistema acusatório dentro do processo penal (a base da entrada da atuação do MP no sistema judiciário pela separação das funções).
    - Novas medidas cautelares no processo penal e algumas leis esparsas preveem a possibilidade de atuação do juiz antes do início do processo (ferindo a imparcialidade e o sistema acusatório).
    - Atuação do MP frente o novo entendimento dado pelo STF mês passado à lei maria da penha (11.340/06) quanto a possibilidade de aplicação de preceitos dispostos na lei 9.099/95 e a necessidade de representação para o oferecimento da ação penal para os crimes de violência doméstica contra a mulher.

    Acredito que a partir desses três tópicos vocês já possa ramificar a pesquisa e chegar a várias outras possibilidades de temas com uma repercussão interessante e que podem ser atuais inclusive que envolvem diretamente o MP.

    Abraço e bons estudos!
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
Tópicos Similares: Monografia
Forum Título Dia
Fórum dos Neófitos Monografia Direito Tributário/Constitucional - Competência Tributária 15 de Outubro de 2015
Papo furado Monografia 10 de Maio de 2012
Fórum dos Neófitos Monografia Em Direito Previdenciário 25 de Agosto de 2011
Fórum dos Neófitos Monografia Em Tributário - Sugestão De Livros 11 de Março de 2011
Fórum dos Neófitos Direitos Humanos (Monografia) 15 de Fevereiro de 2010