Medida Cautelar De Separação De Corpos- Eficácia

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Graziele Melgaço, 12 de Setembro de 2012.

  1. Graziele Melgaço

    Graziele Melgaço Membro Pleno

    Mensagens:
    114
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde prezados colegas,

    Minha dúvida é a seguinte: Vou entrar com uma medida Cautelar de Separação de Corpos, minha dúvida é se dentro do prazo legal, depois a pessoa não entrar com a ação principal, que no caso seria uma ação de Reconhecimento e dissolução de união estável, esta medida perde a sua eficácia? É obrigatório entrar com a ação principal, pq no caso em questão a pessoa não tem condições no momento de entrar com a ação principal.
  2. Clemerson

    Clemerson Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Cara Dra. Graziele.

    A eficácia da cautelar, após o prazo de cumprimento, é condicionada à iterposição da ação principal no prazo do artigo 806, I do CPC, eis que, em breve síntese, os efeitos da cautelar não são os mesmo da Separação Judicial.

    A título de sugestão e, longe de mim dar palpite em seu mister, estive diante de situação semelhante, contudo fiz a exposição fática da cautelar e, no corpo da mesma incluí o reconhecimento da união e dissolução, o juíz compreendeu a necessidade de ser declarada a separação de corpos, como forma de antecipação de tutela, pois ao final da ação, o resultado invaravelmente seria o mesmo.

    Abcs.

    Clemerson

    Advocacia Silva & Martins

    65-3283-2610

    Comodoro/MT
Tópicos Similares: Medida Cautelar
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Adulteração de placa de veículo automotor. Medidas cautelares da liberdade provisória. 11 de Fevereiro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Medida Cautelar Para Conceder Efeito Suspensivo Ao Recurso Especial 01 de Maio de 2013
Direito de Família Medida Cautelar Para Visitação Paterna 19 de Dezembro de 2012
Direito de Família Medida Cautelar De Separação De Corpos 27 de Fevereiro de 2012
Fórum dos Neófitos Medida Cautelar 08 de Fevereiro de 2011